GOVERNO

Lula derrapa em discursos no exterior e gera problemas para governo e país

Declaração do presidente sobre Ucrânia causou desconfiança na União Europeia e crítica dos EUA

Por Xandu Alves | 29/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / PR

Lula em visita à China
Lula em visita à China

A célebre canção ‘Fala’ da banda Secos e Molhados, que lançou Ney Matogrosso para o mundo da música, diz em seu primeiro verso: “Eu não sei dizer nada por dizer / Então eu escuto”.

O trecho vale como conselho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completa quatro meses do seu terceiro mandato com declarações que têm gerado problemas para o governo e o país.

Lula acumula série de declarações polêmicas e, em alguns casos, de confronto. Essas falas do mandatário já causaram desgaste para ele no mundo político, com o mercado e na esfera internacional.

Além disso, o petista também cometeu gafes. Lula chegou a ser acusado de gordofobia, de racismo e até ganhou a inimizade de gamers, ao associar os casos de violência nas escolas aos jogos de videogame.

Aos 77 anos, o chefe do Executivo está em no início do seu terceiro mandato no Palácio do Planalto causando ruídos e até crises em algumas esferas.

Não à toa, a comunicação é uma das principais preocupações do Palácio do Planalto na terceira gestão de Lula no comando do país.

Há entendimento entre seus auxiliares de que uma maior exposição do presidente poderia levá-lo a cometer deslizes. Entre outras razões, isso se deve ao fato de o mandatário gostar de falar de improviso.

Além disso, o próprio Lula tem cobrado maior empenho da comunicação do governo nas redes sociais, mostrando realizações e programas do seu governo em contraponto aos discursos e ataques de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que continuam atuantes na mídia digital.

GUERRA

Uma das falas de Lula que causou mais desgastes foi a que igualou a responsabilidade da Ucrânia com a da Rússia no conflito bélico que já dura mais de um ano, sendo que o Exército Russo foi quem invadiu o território ucraniano.

Depois da fala, Lula procurou esclarecer que condenou a invasão russa e reforçou que é preciso agora buscar a paz, e não mais a guerra. Mas o dano já estava feito.

Um documento secreto vazado da União Europeia revelou preocupação com a posição do Brasil em relação à Guerra da Ucrânia e com a falta de cumprimento de obrigações na área ambiental. O texto também mostrou preocupação com as recentes declarações do petista.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.