MUNDO

Lula deixa crise política no Brasil e faz 1ª viagem internacional à China

Missão do presidente é restabelecer diplomacia, aumentar influência política global e fazer novos negócios; Embraer pode ser beneficiada

Por Da redação | 14/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação / Ricardo Stuckert / Governo Federal

Presidente da China, Xi Jinping, recebe Lula para encontro em Pequim
Presidente da China, Xi Jinping, recebe Lula para encontro em Pequim

O retorno de um grande amigo.

Essa foi a manchete do Global Times, jornal em inglês na China ligado ao People's Daily, principal veículo do Partido Comunista Chinês, para a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático na quarta-feira (12).

Trata-se do primeiro país visitado por Lula fora da América do Sul – o petista já foi à Argentina e Uruguai -- e uma das viagens mais importantes do seu terceiro mandato, em razão do potencial de novos negócios e de influência na geopolítica mundial.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil: 27% de tudo o que foi exportado pelo país no ano passado teve como destino o mercado chinês. O fluxo comercial entre os dois países totaliza atualmente US$ 150,4 bilhões por ano, tendo as exportações brasileiras para o país asiático atingido US$ 89,7 bilhões em 2022.

O governo do petista também pretende usar a ida de Lula ao país para fazer uma ‘virada de página’ na relação com os chineses, depois das hostilidades do governo de Jair Bolsonaro (PL), com ataques do então presidente, seus filhos e ministros ao maior parceiro comercial do país.

O restabelecimento dos elos diplomáticos com a China tem sido apontado como prioridade por Lula e ministros como Carlos Fávaro, da Agricultura, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores.

Deixando a instabilidade política e as relações conflituosas com o Congresso Nacional no Brasil, Lula encontrou um ambiente bem mais favorável na China de Xi Jinping.

“Em meio a uma movimentada agenda diplomática de primavera, a China receberá outro velho amigo – o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o texto do Global Times.

“A visita de Lula carrega a grande expectativa de que China e Brasil, ambos países em desenvolvimento e economias emergentes, darão início a uma nova era nas relações bilaterais e injetarão um impulso positivo no mundo.”

Em entrevista à imprensa na terça-feira (11), Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que o fato de o petista viajar logo depois de sua recuperação de uma pneumonia mostra “a grande importância que ambos os lados atribuem a esta visita e nossas relações bilaterais”.

RMVALE

Com 20% do total das exportações de 2022 do Vale do Paraíba indo para a China, a região tem especial interesse na missão de Lula no país asiático, que mobiliza 40 autoridades, entre ministros, governadores e parlamentares.

Entre os negócios já avançados e que deverão ser anunciados por Lula estão a venda de 20 aeronaves da Embraer. A fabricante de aviões com sede em São José dos Campos está há cinco anos sem vender para a China, mercado considerado estratégico para o futuro da companhia da região.

O presidente brasileiro também deve assinar acordo entre a Suzano, gigante da celulose que tem unidade em Jacareí, com a empresa de navios chinesa Cosco para a construção de 17 embarcações para transporte de celulose, além da compra de 280 caminhões elétricos da empresa chinesa JAC pela Seara, entre outros negócios.

As tratativas começaram por representantes do governo brasileiro e empresários que estiveram no país asiático no final de março. Lula não participou dessa primeira rodada de conversas devido a um quadro de pneumonia que o impediu de viajar.

Expectativa é que a viagem atraia ainda mais investimentos chineses ao Brasil, em áreas como manufatura, automóveis e energia verde, além do setor agrícola.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.