DESENVOLVIMENTO

Vale se torna referência para governo Tarcísio aproximar indústria da academia

Criação do Centro de Pesquisa para a Mobilidade Aérea do Futuro no ITA é modelo a ser perseguido em todo estado, unindo empresa, academia e o governo pelo desenvolvimento

Por Xandu Alves | 26/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Xandu Alves / OVALE

Tarcísio no lançamento do CPE em São José dos Campos
Tarcísio no lançamento do CPE em São José dos Campos

O Vale do Paraíba se tornou um case de sucesso a ser perseguido e ampliado para todo o estado de São Paulo pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A meta é aproximar a academia da indústria, com apoio do governo, para acelerar a obtenção de produtos, serviços e de nova tecnologia a partir do conhecimento. Uma via de mão dupla entre as salas de aula e o chão de fábrica.

“O governador determinou esse tipo de abordagem. A pesquisa tem quer ser imediatamente apropriada pela sociedade”, disse Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo. “O conhecimento vai gerar divisas e empregos de qualidade e tornar o Brasil competitivo internacionalmente”.

A visão se materializa na parceria que o governo fez com a Embraer, por meio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), para criar o CPE (Centro de Pesquisa em Engenharia) para a Mobilidade Aérea do Futuro, instalado no e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

CENTRO DE PESQUISA

O lançamento ocorreu na terça-feira (14), com a presença de Tarcísio, do reitor do ITA Anderson Correia e do vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso.

O investimento será dividido entre a Embraer e a Fapesp, com cada ente injetando R$ 24 milhões no centro por cinco anos – R$ 48 milhões no total.

Segundo Agopyan, esse é o modelo que o governo quer replicar pelo estado. Disse ele a OVALE: “O resultado dessa pesquisa pode ser colocado em prática em período muito curto, como quer Tarcísio. Essa é a nossa meta e o norte do governo”.

GANHA-GANHA

Trata-se de uma questão de ganha-ganha, ressaltou o secretário. O ITA receberá equipamentos sofisticados e seus alunos terão problemas reais para resolver. A Embraer terá um centro de excelência internacional (ITA) trabalhando ao seu lado e pensando em soluções. A sociedade ganha com novas tecnologias que gerarão empregos de qualidade e maior competitividade.

Nesse contexto, a RMVale se torna referência para o Estado na busca por acelerar a incorporação do conhecimento pelas indústrias.

“São Paulo é grande centro produtor de conhecimento, mas transformar esse conhecimento na prática, em inovação e para o bem da sociedade, está faltando esse passo adiante”, disse Agopyan.

“O Vale é o nosso centro de tecnologia destacado. Temos o ITA, o Parque Tecnológico São José dos Campos entre os mais bem desenvolvidos do país, temos o DCTA e outros centros de pesquisa. Aqui é o lugar privilegiado para o desenvolvimento de conhecimento e agora transferido para a sociedade.”

A estratégia também visa combater a desindustrialização que assola o país e reduz os empregos de maior qualidade. “Temos que promover e incentivar as indústrias, mas para ser competitiva desenvolvendo conhecimento”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.