ESPAÇO

Patrimônio de São José, Mercadão completa 100 anos com projeto de modernização

Mercado Municipal, mais tradicional centro de compras da cidade, chega ao centenário com motivos para celebrar

Por OVALE BrandStudio/Minha São José | 06/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Adenir Britto / PMSJC

Patrimônio. Prédio, no coração de São José, tem 3.198 m²
Patrimônio. Prédio, no coração de São José, tem 3.198 m²

O Mercado Municipal de São José dos Campos, mais tradicional centro de compras da cidade, entra no ano de seu centenário com bons motivos para celebrar.

A festa tem data marcada para acontecer: 11 de março. O evento, a partir das 9h30, no próprio Mercadão, terá muita música, lazer e o lançamento de uma proposta moderna para o futuro deste importante patrimônio.

VARIEDADE

No coração da região central, esse patrimônio histórico é ideal para curtir momentos agradáveis com a família ou com amigos. Seja nos restaurantes, nas bancas de hortigranjeiros ou nas lojinhas.

Além do delicioso pastel com caldo de cana, no Mercado Municipal é possível encontrar bebidas, queijos, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados e carnes. E, aos sábados, ainda tem música.

O prédio tem 3.198 metros quadrados, é tombado como patrimônio histórico, com núcleos originais da fachada.

HISTÓRIA

A construção do atual prédio do Mercadão foi concluída em 1923, a partir da edificação original de 1896 e que ocupava um terço da área atual. O restante era ocupado pelo Largo D’Aparecida, onde havia um chafariz e um bebedouro público, onde os tropeiros paravam para dar água a seus animais, comprar e vender produtos e agradecer à “Virgem” pela viagem.

CONHEÇA O MERCADÃO

AMBIENTE

Esse patrimônio histórico é ideal para curtir momentos agradáveis com a família ou com amigos. Seja nos restaurantes, nas bancas de hortigranjeiros ou nas lojinhas.

VARIEDADE

Além do delicioso pastel com caldo de cana, no Mercado Municipal é possível encontrar bebidas, queijos, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados e carnes.

AMPLO

O prédio tem 3.198 metros quadrados, é tombado como patrimônio histórico.

CONSTRUÇÃO

A construção do atual prédio do Mercadão foi concluída em 1923.

CIDADE TEM NOVA FEIRA NOTURNA

A população agora tem uma nova opção de Feira Livre Noturna, no Centro da Juventude, na região sul da cidade. São aproximadamente 38 barracas com frutas, verduras, legumes, ovos, doces e frios, além de inúmeras opções gastronômicas como a tradicional dupla pastel e caldo de cana. A feira ocorre às terças-feiras, das 17h às 22h.

PROSPERA FAMÍLIA CONCLUI 1ª ETAPA

Casa cheia, alegria e muita festa. Foi assim que a primeira etapa do Prospera Família foi concluída em fevereiro. Com mais de 600 pessoas no Cefe, bolsistas festejaram a conquista do certificado da etapa de “Desenvolvimento Humano”. O programa oferece mentoria, capacitação, apoio emocional e suporte para famílias monoparentais.

ENCONTRO REÚNE PRODUTORES RURAIS

A Prefeitura realizou em fevereiro um encontro com produtores rurais para tirar dúvidas e falar sobre novos projetos para o desenvolvimento do setor. Entre os projetos em andamento estão a instalação do serviço de internet rural e a implantação, em convênio com o Estado, do Rotas Rurais, conhecido informalmente como CEP Rural.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • CARLOS VAGNER PEREIRA DIAS
    06/03/2023
    Gostaria de deixar uma sugestão ao prefeito e aos políticos da cidade (Aliás, já bato nessa tecla faz algum tempo). Por que não, construir mais um mercado municipal em outra região (Talvez Zona Sul ou Zona Leste), já que a cidade é muito grande e comporta tranquilamente pelo menos, uma 2a. unidade?! Guardada as devidas proporções, vide exemplo de São Paulo, onde existem pelos menos outros 4 mercadões espalhados pela cidade, além do tradicional (Centro). Além de proporcionar facilidade à população dessas regiões, oferece oportunidade de empregos. Fica aqui (outra vez) esta minha sugestão.