BRANDED

As Atividades no Jalapão: 7 dicas da agência Diego Tour para sua viagem

Por OVALEBrandstudio | 09/02/2023 | Tempo de leitura: 5 min

Divulgação

As Atividades no Jalapão: 7 dicas da agência Diego Tour para sua viagem
As Atividades no Jalapão: 7 dicas da agência Diego Tour para sua viagem

Na correria do dia a dia, viver em grandes centros urbanos, trânsito caótico, pressão no trabalho, enfim, vários fatores contribuem para gerar estresse e nosso corpo e mente clamam por um bom descanso, não é mesmo?

Caso você não tenha nada programado para suas próximas férias, feriados prolongados ou alguma folga que emende com o final de semana, aqui com Diego Tour, temos uma sugestão para você: que tal conhecer um lugar exótico, diferente de tudo que conheceu até hoje? E esse local fica no Brasil, muitas vezes ignorado pelos turistas.

Chama-se Jalapão, região que fica a 180 km da capital de Tocantins. Os municípios que compõem o complexo são Mateiro, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. A Diego Tour te ajuda com as informações!

Conheça as dicas da agência Diego Tour sobre o que fazer em Jalapão
Ficou curioso(a)? Confira as 7 dicas básicas dos programas que você pode fazer por lá, em Jalapão.

#DICA 1 - Conheça o principal ponto turístico

Se você passar por Jalapão e não conhecer os famosos Fervedouros, sua viagem será perdida. Isto porque, fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que afloram pelo solo, formando assim, piscinas naturais incrivelmente limpas e de águas transparentes, em tons de azul e verde esmeralda. Você consegue flutuar devido à pressão exercida pelas areias que vem do fundo, impedindo que você desça e se afogue (se eventualmente não saiba nadar). Não é um máximo?

A entrada tem um custo que varia entre R$15.00 a R$ 30,00 e o número de visitantes para entrar no fervedouro é limitado entre 6 a 10 pessoas. Não é permitido entrar com protetor solar e repelente no corpo, pois contamina a água.

#DICA 2 - Reserve dois dias para deslocamento até o Jalapão

Para aproveitar bem essa grande aventura, recomenda-se que reserve um dia para viajar até ao Jalapão e ao final, reserve mais outro dia para retornar ao seu caminho de origem. Comumente, perde-se um dia inteiro de viagem por contas das escalas de voos, eventuais atrasos dos mesmos, dependendo do local onde você reside. Portanto,faça um planejamento para que tudo ocorra sem muitos imprevistos.

#DICA 3 - Contrate pacote em uma agência de turismo

Se você quer ter tranquilidade e segurança em seu passeio, aconselhamos contratar um pacote com o roteiro pronto, com veículos preparados para suportar as estradas de terra, hospedagem confortável, restaurantes com preços acessíveis e com guias profissionais, que conhecem realmente a região. Para isso, você pode conferir pacotes imperdíveis no site da agência Diego Tur.

#DICA 4 - Visite as comunidades quilombolas (e ajude a fomentar o comércio local)

Entre as cidades citadas acima, podemos encontrar algumas comunidades quilombolas. Duas delas é possível visitar, sendo os mais conhecidos, o Quilombo do Rio Novo e a Comunidade Capim Dourado, ambas receptivas para almoçar e comprar lembrancinhas. Na Comunidade Capim Dourado, você pode comprar artesanatos feitos por capim dourado, principal matéria-prima típica do cerrado brasileiro utilizada para fazer as confecções.

Entre as opções das peças, estão cestas, bolsas, brincos, mandalas, todas produzidas pelas mulheres nativas do quilombo. Leve dinheiro em espécie e não perca a oportunidade de consumir, comprar e presentear as pessoas que você ama com esses lindos acessórios, que com certeza encontrará apenas no Jalapão!

#DICA 5 -  Leve dinheiro em espécie!

Por ser um local mais afastado e região de mata preservada, muita estrada de chão e pouca população que habitam os arredores (que inclusive são super receptivos), porém a região do Jalapão não dispõe de uma boa infraestrutura para receber o turista no sentido “tecnológico”.

Neste caso, recomendamos que leve consigo dinheiro em espécie. Apesar da maioria dos estabelecimentos possuírem maquinetas de cartão, ainda assim corre o risco de falhar, devido ao sinal da internet  ser fraco em algumas áreas. Se possível, leve dinheiro da cidade onde você reside, ou no máximo, saque dinheiro nos terminais de atendimento 24h no aeroporto, principalmente se for nos meses de dezembro, janeiro e julho, que são as épocas de férias escolares, essa recomendação também vale para feriados prolongados.

#DICA 6 -  Reconheça a melhor época para ir ao Jalapão

Segundo a opinião da maioria dos turistas que passam pelo Jalapão, a melhor época para visitar e aproveitar bem o passeio, é entre os meses de junho e setembro.  Entre os meses de dezembro a fevereiro, costuma chover bastante.

Caso você more no Sul/Sudeste, e queira fugir do frio intenso que costuma atingir esta região do país, uma ótima dica é se aventurar no calorão predominante do norte do Brasil. Destino ideal para quem quer dar uma pausa na correria do dia a dia e aproveitar um clima quente e ao mesmo tempo relaxar em meio à natureza.

Nessa matéria, você consegue algumas dicas para complementar esse tópico.

#DICA 7 - Como arrumar a mala para se aventurar no Jalapão: itens que não podem faltar

Faça uma mala prática e leve apenas os itens necessários. Logo abaixo, mostramos alguns itens:

1. Repelente;

2. Mochila para o dia a dia dos passeios;

3. Acessório para a cabeça, para proteger-se da radiação solar (boné/chapéu);

4. Protetor solar e óculos escuros;

5. Roupas confortáveis, leves e frescas;

6. Roupa de trilha (camiseta,calça legging e tênis);

7. Moletom ou casaco mais grosso, pois à noite costuma esfriar;

8. Toalhas para se secar após entrar nos fervedouros e cachoeiras;

9. Roupas de banho (biquíni/maiô, sunga, saídas de banho,chinelo e toalhas);

10. Remédios: é recomendado levar medicamentos para enjoo ou indigestão, para dor de cabeça e relaxantes musculares (este último, caso não esteja acostumado(a) a fazer trilhas).

E assim, com essas dicas de ouro, o planejamento para a sua viagem se tornará mais fácil, afinal sempre é bom ficar por dentro do que pode acontecer, apesar de não termos o controle de tudo. De qualquer maneira, aproveite ao máximo essa experiência única, pois as memórias permanecerão eternamente e com certeza renderão muitas histórias.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.