CONSUMIDOR

Telefonia, internet e bancos lideram reclamações ao Procon de São José em 2022

Órgão registrou 12.028 reclamações no ano passado e queda de 12% comparado a 2021; diretor do Procon vê impacto do endividamento das famílias

Por Xandu Alves | 01/02/2023 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Divulgação / Adenir Britto / PMSJC

Procon de São José dos Campos: 75 mil atendimentos em 2022
Procon de São José dos Campos: 75 mil atendimentos em 2022

O Procon de São José dos Campos registrou 12.028 reclamações em 2022, o que representa uma queda de 12% em relação ao número de 2021 (13.698) e uma diminuição de 8% comparado ao total de 2020 (13.073).

As reclamações estão incluídas no total de 75,5 mil atendimentos realizados pelo órgão no ano passado em São José, também com recuo ante 2021 e 2020, que registraram 121,4 mil e 85,4 mil atendimentos, respectivamente,

Para o diretor do Procon de São José, Alexandre Campos, a diminuição do número de reclamações e atendimentos foi motivada pelo endividamento das famílias, que cresceu nos dois últimos anos. Passou de 67% em 2020 para 71% em 2021 e 78% no ano passado.

“Quanto mais endividadas as famílias estão, menor o poder de compra delas e menos reclamações chegam ao Procon, que continua com a mesma estrutura. Acreditamos que a queda tenha sido impactada pela questão econômica”, disse Campos.

SEGMENTOS E EMPRESAS

O que não mudou muito é a relação de empresas reclamadas, que se mantém com semelhanças nos três últimos anos.

O ranking de reclamações em 2022 é liderado pelo o Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel (595), tendo na sequência a Vivo (590), Nota Fiscal Paulista (396), Banco Pan (395), Tim Celular (388), Sabesp (349), Caixa Econômica Federal (210), Santander (204), Bradesco (199) e EDP (193).

Quanto aos segmentos com mais reclamações, a liderança é dos bancos (2.192), com os demais setores: telefonia móvel (1.755), comércio varejista (696), energia elétrica, água e gás (577), financeiras (432), agências de viagem (325) e faculdades/universidades (121).

Segundo o diretor do Procon de São José, a média de resolutividade do órgão para as reclamações ficou entre 75% e 80% em 2022, com 75,5 mil atendimentos.

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