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Central de Libras garante atendimento inclusivo no serviço municipal
Por OVALE BRANDSTUDIO | 23/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos
Flávio Pereira/CMSJC
São José dos Campos agora tem uma Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir que surdos e pessoas com deficiência auditiva tenham acesso a serviços municipais nos principais pontos de atendimento ao público da prefeitura.
O sistema implantado no início de dezembro pela prefeitura em parceria com a AME (organização da sociedade civil sem fins lucrativos) funciona por meio de uma plataforma na internet acessada pelo servidor público, a partir de um QR Code (tipo de código de barras). Ao acessar, um intérprete de Libras da central passa a intermediar a conversa entre o servidor e o surdo ou deficiente auditivo.
Esse ano a Câmara aprovou a lei 10543/22, de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSD), autorizando a prefeitura a criar a Central Municipal de Intérpretes de Libras com a finalidade de fornecer a qualquer órgão do município, quando necessário, profissionais habilitados a intermediar a comunicação da pessoa surda. Em dezembro de 2021, também foi criada a Frente Parlamentar em Defesa do Deficiente Auditivo e do Surdo (requerimento 1591).
Censo
O Brasil tem 10 milhões de deficientes auditivos, cerca de 5% da população, segundo dados do IBGE. Desse total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda e enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos oferecidos por empresas, órgãos públicos e entidades. Os setores bancário e público concentram o maior número de reclamações, de acordo com o portal sossurdo, criado para registrar a falta de acessibilidade no atendimento a pessoas com deficiência auditiva.
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