BRANDSTUDIO

Central de Libras garante atendimento inclusivo no serviço municipal

Por OVALE BRANDSTUDIO | 23/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Flávio Pereira/CMSJC

Sistema funciona por meio de uma plataforma na internet
Sistema funciona por meio de uma plataforma na internet




São José dos Campos agora tem uma Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir que surdos e pessoas com deficiência auditiva tenham acesso a serviços municipais nos principais pontos de atendimento ao público da prefeitura.

O sistema implantado no início de dezembro pela prefeitura em parceria com a AME (organização da sociedade civil sem fins lucrativos) funciona por meio de uma plataforma na internet acessada pelo servidor público, a partir de um QR Code (tipo de código de barras). Ao acessar, um intérprete de Libras da central passa a intermediar a conversa entre o servidor e o surdo ou deficiente auditivo.

Esse ano a Câmara aprovou a lei 10543/22, de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSD), autorizando a prefeitura a criar a Central Municipal de Intérpretes de Libras com a finalidade de fornecer a qualquer órgão do município, quando necessário, profissionais habilitados a intermediar a comunicação da pessoa surda. Em dezembro de 2021, também foi criada a Frente Parlamentar em Defesa do Deficiente Auditivo e do Surdo (requerimento 1591).

Censo
O Brasil tem 10 milhões de deficientes auditivos, cerca de 5% da população, segundo dados do IBGE. Desse total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda e enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos oferecidos por empresas, órgãos públicos e entidades. Os setores bancário e público concentram o maior número de reclamações, de acordo com o portal sossurdo, criado para registrar a falta de acessibilidade no atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.