BRANDSTUDIO

Câmara sedia seminário do TCE-SP sobre nova lei de licitações

Legislação entrará plenamente em vigor em 2023 após dois anos de transição

Por OVALE BRANDSTUDIO | 23/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Flávio Pereira/CMSJC

Câmara foi sede de seminário do TCE sobre a nova lei
Câmara foi sede de seminário do TCE sobre a nova lei




A Câmara de São José dos Campos sediou, no dia 2 de dezembro, um seminário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

A lei 14.133/21 estabelece normas gerais de licitação e contratação para União, estados, municípios e Distrito Federal. Entrou em vigor em 1º de abril de 2021 e a partir de abril de 2023, dois anos após sua publicação, revogará a Lei das Licitações (8.666/1993), a Lei do Pregão (10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (lei 12.462/2011).

O presidente do TCE-SP, conselheiro Dimas Ramalho, abriu o evento. Na primeira palestra, a procuradora do Trabalho Ana Farias Hirano analisou repercussões como a idoneidade trabalhista exigida dos licitantes; a fiscalização contratual atribuída à Administração; justificativas para a terceirização, além dos dispositivos da lei que combatem a precarização do trabalho.

Em seguida, o assessor técnico procurador Guilherme Jardim Jurksaits falou sobre os tipos e modalidades de licitação, destacando inovações na ordem das etapas e na adoção da modalidade diálogo competitivo.

A palestra ministrada pela assessora técnica Silvia Maria Ascenção Gallardo abordou aspectos da contratação de obras e serviços de engenharia, incluindo projeto, orçamento e habilitação técnica. Finalizando, o agente da fiscalização João Pedro Torres Skinner comentou os princípios norteadores da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) com ênfase em planejamento, transparência, segregação de funções, segurança jurídica e desenvolvimento nacional sustentável.

O seminário contou com a presença do presidente da Câmara, Robertinho da Padaria (Cidadania); do vereador Renato Santiago (PSDB); do prefeito Anderson Farias (PSD) e diversas autoridades ligadas à área jurídica.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.