BRANDSTUDIO

Locação de condomínios logísticos cresce no 3º trimestre

Análise do Secovi-SP abrange raio de 120 quilômetros no entorno da capital

Por OVALE BRANDSTUDIO | 03/12/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação




O mercado de condomínios logísticos localizados em um raio de 120 km da cidade de São Paulo manteve o ritmo de novas locações acumuladas de janeiro a setembro de 2022, com aumento de 6,8% em relação ao volume registrado no mesmo período de 2021. Os dados são da Análise do Trimestral do Mercado de Condomínios Logísticos, realizada a partir deste ano por m eio de parceria entre o Secovi-SP e a CBRE.

“A análise integra a série de iniciativas desenvolvidas pela entidade com vistas a oferecer informações que contribuam para a tomada de decisão dos empreendedores do setor”, afirma Angela Paiva, diretora regional do Secovi-SP em São José dos Campos.

Apesar da redução específica e identificada no volume locado no comparativo entre o terceiro trimestre de 2022 (3T22) e o 3T21, a absorção bruta demonstra sinais de recuperação. Em termos de oferta, o avanço da taxa de vacância nos 12 meses (até setembro) foi influenciado por ampla e pontual entrega de novo estoque no período, do qual 44% já foram pré-locados.

Em 12 meses, destacaram no quesito absorção bruta os setores de Comércio (Físico/Online), Logística/Transporte, Químico/Farmoq. Considerando o volume de absorção bruta no mercado, houve acréscimo de 13,1%.

Apesar do aumento, os setores de Comércio e de Logística, juntos, reduziram de 60% para 54% a participação na absorção bruta no período de 12 meses –mesmo com o crescimento na participação do setor de Logística na absorção bruta do terceiro trimestre de 2022.

A redução ocorreu devido a uma circunstancial queda da participação do Comércio na absorção bruta, além de aumento dos custos operacionais de construção/relocalização, o que influenciou algumas decisões de aportes logísticos entre os players do setor.

Mesmo com um acréscimo pontual do espaço ofertado no acumulado deste ano –em razão do aumento na entrega de novos condomínios logísticos–, também foi observado crescimento médio de 6,5% nos preços pedidos de locação, dado ao considerável percentual de pré-locação já atingido no ano.

A Análise do Trimestral do Mercado de Condomínios Logísticos considera um raio de 120 quilômetros em torno da capital paulista para os indicadores de mercado, e de 30 quilômetros no que se refere a preços. A pesquisa abrange um mercado de 16 milhões de m² de área locável de condomínios logísticos.

“Ainda que nossa região não esteja contemplada pela pesquisa de preços, é importante conhecermos o comportamento do mercado também quanto à variação dos valores de locação. Sempre serve como parâmetro para a decisão de empreendedores" , diz Angela Paiva.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.