BRANDSTUDIO

Conheça leis, projetos e a atuação da Câmara pela inclusão dos surdos

Para inclusão e em respeito ao direito de cidadania das pessoas com deficiência auditiva, toda a programação da TV Câmara tem tradução em Libras

26/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Flávio Pereira/CMSJC

Câmara de São José dos Campos atua, por meio de projetos, leis e da programação da TV Câmara, para a inclusão de pessoas surdas
Câmara de São José dos Campos atua, por meio de projetos, leis e da programação da TV Câmara, para a inclusão de pessoas surdas


O Brasil tem 10 milhões de pessoas surdas, cerca de 5% da população, segundo dados do IBGE. Desse total, 2,7 milhões apresentam surdez profunda e enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos oferecidos por empresas, órgãos públicos e entidades. Os setores bancário e público concentram o maior número de reclamações, de acordo com o portal sossurdo, criado para registrar a falta de acessibilidade no atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

Esse ano a Câmara aprovou a lei 10543/22 que autoriza a prefeitura a criar a Central Municipal de Intérpretes de Libras - Língua Brasileira de Sinais. A finalidade é fornecer a qualquer órgão do município, quando necessário, profissionais habilitados a intermediar a comunicação da pessoa surda.

A lei de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSD) prevê funcionamento 24 horas, atendimento a eventos que envolvam o poder público e convênios com entidades. Os profissionais contratados após aprovação em processo seletivo deverão ter ensino médio completo, além de habilidade específica em Libras.

Difundir a segunda língua oficial do país para reduzir no futuro a dependência de intérpretes é o objetivo do projeto de 459/21, apresentado pelo vereador Rafael Pascucci (PTB). A proposta em tramitação autoriza a inclusão do ensino da Libras como disciplina curricular no Ensino Fundamental para estudantes surdos e ouvintes matriculados na rede municipal.

Se aprovado, ficará a cargo da Secretaria de Educação e Cidadania definir junto aos profissionais da área a composição da matriz curricular com os conteúdos a serem trabalhados em cada ano escolar.

Também tramita o PL 646/21, do vereador Juvenil Silvério (PSD), que autoriza a prefeitura a regulamentar, por meio de lei, a Rede de Inclusão do Deficiente Auditivo e do Surdo (RIDAS). A proposta recebeu a assinatura de todos os vereadores.

Há ainda a Frente Parlamentar em Defesa do Deficiente Auditivo e do Surdo, criada em dezembro de 2021, com a aprovação do requerimento 1591, de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSD). Também fazem parte do grupo os vereadores Amélia Naomi (PT), dr. José Claudio (PSDB), Juliana Fraga (PT), Marcão da Academia (PSD), Milton Vieira Filho (Republicano), Renato Santiago (PSDB) e Roberto Chagas (PL).

Como medida de inclusão e respeito ao direito de cidadania das pessoas com deficiência auditiva, a TV Câmara oferece a tradução em Libras dos programas e durante a transmissão ao vivo das sessões e outros eventos parlamentares.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.