IZAIAS SANTANA

Jacareí: os desafios para promoção do Desenvolvimento Econômico

Por Izaias Santana | 19/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Doutor em direito constitucional, professor da Univap e Prefeito em Jacareí.

Divulgação

Izaias Santana
Izaias Santana

Ao lado das políticas universais de saúde, educação, assistência social, segurança, saneamento, habitação, lazer, esporte, cultura e zeladoria do Município, cada setor ou área de atuação demanda políticas específicas para a promoção do desenvolvimento.

É fundamental fazer o diagnóstico preciso e atuar na resolução. Neste sentido, vale destacar o reconhecimento de Jacareí pela mídia especializada: 1) de acordo com um ranking divulgado pela revista ‘ISTOÉ’, Jacareí está entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil em 2022, considerando quatro indicadores: fiscais, econômicos, sociais e digitais; 2) Jacareí também ficou na 37ª posição no ‘Ranking de Competitividade dos Municípios 2022’, promovido pelo Centro de Liderança Política; 3) o ranking das melhores cidades para fazer negócios, divulgado pela revista Exame, apontou, pelo segundo ano seguido, que Jacareí está entre as melhores cidades do país para se investir. O destaque foi para o setor da indústria, que coloca o município entre os 10 melhores do Brasil.

Para seguir avançando, é preciso trabalhar em várias frentes. Em Jacareí, o primeiro entrave a ser superado é a revisão do Plano Diretor. No dia 26 de novembro realizaremos a ‘Conferência da Cidade’, onde serão discutidas as principais propostas que afastam as barreiras ao desenvolvimento da cidade.

O saneamento básico também é uma destas frentes indispensáveis para atrair investimentos privados no Município. Hoje, Jacareí tem 99,5% de água tratada e distribuída, além de 85% do esgoto tratado e coletado. Em breve, será possível atingir a meta de 100% do esgoto tratado.

Outro grande desafio é adaptar a legislação à realidade, naquilo que compete ao Município. Nesse quesito, aprovamos diversas leis que facilitam e promovem o empreendedorismo.  Implementamos o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a lei do ‘Licenciamento Ambiental Municipal’ e a lei que adota os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ como parâmetro para todas as intervenções do Poder Público.

Na infraestrutura, estamos investindo 60 milhões de dólares, por meio do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), em um pacote de obras viárias e de drenagem. Com isso, estamos resolvendo problemas do presente e, ao mesmo tempo, preparando Jacareí para um ciclo virtuoso de crescimento e desenvolvimento. Sempre com transparência, promovendo a diversidade e a pluralidade, pois sem o debate respeitoso e honesto, não há espaço para o fortalecimento de nossas políticas públicas.

A Cidade é uma obra coletiva, construída por cada um, a cada dia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jeferson Neu
    23/11/2022
    Jacareí, que tem problemas graves de trânsito e atração de investimentos, em muito causados pelo pedágio na Dutra, ficou sem pistas marginais na Concessão da rodovia. Vai ficar por isso mesmo, prefeito? Uma questão que é vital era o futuro de Jacareí não merece debate e algumas visitas até Brasília para tentar reverter a situação? Como vamos falar em desenvolvimento com um entrave desses para o futuro da cidade?