Em pouco mais de um mês de nova sede, a Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté autorizou o corte de árvores que ficavam localizadas em frente ao prédio há pelo menos três décadas.
A secretaria, que passou a funcionar na nova sede no Jardim Russi no dia 19 de fevereiro, junto com a GCM (Guarda Civil Municipal), realizou o corte dia 3 de abril. Anteriormente, o prédio abrigava a Secretaria de Educação.
Questionada pela reportagem, a prefeitura alegou que foram cortadas duas árvores. Além disso, informou também que a pasta realizou uma "avaliação das condições fitossanitárias"' das árvores e que elas apresentavam "um estágio avançado de declínio com problemas nas raízes, troncos e galhos provocados pela presença de cupins".
A prefeitura reforçou ainda que a supressão das árvores foi realizada como medida de precaução e segurança.
DÉCADAS.
As árvores estavam no local há pelo menos 30 anos, até mesmo durante a instalação da sede provisória da Câmara Municipal no local, em 1988.
Mesmo após a saída da Câmara, na gestão do ex-prefeito Bernardo Ortiz (2001-2004), as árvores permaneceram. De lá pra cá, o local abrigou o antigo DEC (Departamento de Educação e Cultura) - e também continuou com as árvores.
PROCEDIMENTOS.
Segundo os procedimentos estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, caso alguém queira cortar uma árvore em sua residência, deve adotar algumas medidas. O primeiro passo é dirigir-se até a prefeitura e protocolar o pedido, explicando o motivo do corte.
Em seguida, um engenheiro ambiental vai ao local para verificar se há a necessidade real de cortar a árvore - que só é retirada em casos extremos, como a quebra de uma calçada, por exemplo.
Em caso de negativa, é feita apenas a poda da árvore. Após o corte, é necessário que o proprietário do local plante, ao menos, 25 novas árvores..