O Lavandário, em Cunha, é um espaço onde são feitas pesquisas, cultivo de lavandas e ervas aromáticas, destilação de óleos essenciais e desenvolvimento de produtos com esses óleos e plantas. No entanto, também pode ser visitado pelo público em geral, com uma paisagem paradisíaca.
Veja, abaixo, dez curiosidades sobre o local:
1 – Para se chegar ao local, o acesso deve ser feito pela estrada SP 171 (Guaratinguetá- Paraty), km 54,7. O local fica à 8 km do centro de Cunha, do lado esquerdo em direção à Paraty.
2 – O Lavandário pode ser visitado de sexta a domingo e feriados. O local abre ás 10h e encerra os serviços no pôr do sol. Acesso até as 16h30.
3 – O local fica em uma região alta e montanhosa. Até chegar ao topo da plantação, encontrará uma subida íngreme de aproximadamente 50 metros de distância.
4 - O acesso até o campo pode ser feito de carro, moto ou a pé. Para carros 1.0 é recomendado que se desligue o ar condicionado na subida.
5 - O acesso das pessoas a pé é realizado por uma escadaria lateral. Suba sem pressa, contemplando a paisagem e deixe-se envolver.
6 - O Lavandário é uma propriedade privada para o cultivo orgânico de lavandas e ervas aromáticas
7 – Por causa da pandemia da Covid-19, atualmente é obrigatório uso de máscaras e mantendo o distanciamento.
8 - Na casa, em estilo provençal, existe uma loja com produtos desenvolvidos com nossos óleos essenciais e plantas. Aí também podem ser adquiridas mudas.
9 – Como o número de visitantes cresceu muito nos últimos anos, começou a ser cobrado ingressos para entrar.
10 - As informações sobre as espécies cultivadas estão colocadas em placas em todos os canteiros.
Fonte: Site do Lavandário de Cunha