Na tarde desta terça-feira (14), dois presos fugiram da Penitenciária Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra de Tremembé, em Tremembé. Eles ainda não foram encontrados.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-2
A fuga aconteceu por volta das 16h, durante a distribuição das refeições noturnas. Segundo um agente penitenciário, quando o portão da ala de progressão foi aberto para a entrega da comida, os dois detentos, de 22 e 25 anos, empurraram a grade e correram em direção à mata, no sentido do bairro Araretama, em Pindamonhangaba.
Ambos cumpriam pena no regime semiaberto e não foram beneficiados com a saída temporária. Policiais fizeram buscas nas proximidades do local da fuga, mas sem sucesso.
A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou, por meio de nota, que a direção do presídio abriu procedimento de apuração preliminar para checar o ocorrido.
Além disso, ressaltou que a ala de progressão, onde são mantidos os presos do regime semiaberto, não dispõe de vigilância armada ou muralhas. "A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de autodisciplina e autorresponsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão", diz o texto.