Grande São Paulo

Câmera flagra onça-parda em Guararema; especialista diz que animal está ameaçado de extinção

Por Marcos Eduardo Carvalho |
| Tempo de leitura: 2 min
Onça-parda em Guararema
Onça-parda em Guararema

Uma câmera de segurança flagrou uma onça-parda passando pelo portal de entrada de Guararema, município da Grande São Paulo que faz divisa com a RMVale. O registro foi feito na madrugada do dia 7 de abril, quando o animal silvestre atravessou a rodovia, que não tinha carros passando naquele momento.

Apesar de ser um animal silvestre, não há relatos de ataques a pessoas ou a outros animais naquele momento. A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil e é muito comum em regiões como a Mata Atlântica, região de Guararema.

O professor e pesquisador Izar Araújo Aximoff, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) disse a OVALE que a onça-parda é de grande porte, assim como a onça-pintada e que está ameaçada de extinção. Segundo ele, o fato de ter aparecido na região é até um bom sinal.

“É um bom sinal porque a presença dela indica que o ambiente está de certa maneira equilibrado, ou seja, tem as presas para ela e está ali controlando os animais”, disse.

“Mas o fato de estar atravessando a rua não é legal, pois pode causar um medo na população, que a gente entende, mas o risco que ele representa é quase zero. Não existe ataque de onça-parda na zona urbana. A não ser que estivesse preso em algum local”, afirmou o especialista.

Ainda segundo ele, não é tão comum esses animais aparecerem na zona urbana, mas entende que as diversas câmeras que existem facilitam a captura desses flagras.

“O que tem de fato agora é essa questão da expansão urbana sobre os ambientes de florestas. Vi que em Guararema tem unidades de conservação de vida silvestre. Provavelmente, ela vem de lá. Pela imagem, não parecer ser jovem. Parece ser adulta”, disse.

Ainda segundo o especialista, a onça provavelmente estava se deslocando entre um fragmento e outro de vegetação. “Assim, estão em risco bem grande de serem atropelados e até pegarem uma doença de outro animal”, adverte.

O QUE FAZER

Segundo ele, dificilmente a onça vai atacar as pessoas. Entretanto, se ela parar e ficar encarando, o ideal é gritar para que o animal fique intimidado. “E se tiver dentro do carro, tomar cuidado para não atropelar o anima. E também porque tem o seguinte: matar um animal silvestre, é crime e se for ameaçado de extinção, é um agravante”, afirmou Aximoff, que não conseguiu identificar pela imagem se essa onça é macho ou fêmea.

Comentários

Comentários