SUS FORTALECIDO

Chegada de ressonância marca nova etapa de expansão do HC Bauru

Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Equipamento chegando ao HC Bauru
Equipamento chegando ao HC Bauru

O Hospital das Clínicas (HC) de Bauru, gerido pela Faepa, recebeu nesta sexta-feira (24) um equipamento de ressonância magnética que passará a integrar o conjunto de serviços de diagnóstico da instituição. "A previsão otimista é de que o aparelho comece a funcionar até o final deste ano, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades", informa o professor José Sebastião dos Santos, diretor da Faculdade de Medicina de Bauru USP (FMBru) e um dos pioneiros na implantação do HC na cidade.

A conquista foi celebrada por gestores e representantes da universidade. “A ressonância nuclear magnética chegando ao Hospital das Clínicas de Bauru hoje. Mais uma conquista do HCB, da FMBru/USP e do SUS de Bauru e região. Precisamos contar isso para a cidade”, destacou Marcos Cabello, diretor de Comunicação da Associação Paulista de Medicina (APM), após receber um comunicado do professor José Sebastião dos Santos.

A chegada do equipamento simboliza mais um passo no projeto de fortalecimento do câmpus da USP, iniciado há aproximadamente dez anos, com a criação da Faculdade de Medicina e, posteriormente, do próprio Hospital das Clínicas. Nos últimos três anos esse processo se consolidou de forma acelerada.

Tomando como base a expertise em atenção especializada do Centrinho/HRAC, o HC expandiu sua estrutura com cerca de 80 leitos, além de serviços de diagnóstico como ultrassonografia, tomografia, endoscopia, hemodiálise, atendimento clínico às urgências e unidades de terapia intensiva. Agora, com a instalação da ressonância magnética, o hospital eleva seu padrão de resolutividade em exames de imagem.

No campo acadêmico, a Faculdade de Medicina de Bauru também avança. “A FMBru se consolidou acadêmica e administrativamente e, no próximo ano, contratará vinte novos professores e ampliará seus convênios com a rede de saúde”, afirma o dirigente da APM.

A ampliação da infraestrutura hospitalar e do corpo docente reforça o papel de Bauru como polo regional de atenção à saúde pública e formação médica.

“É o SUS de Bauru e região se fortalecendo”, resumiu Cabello.

Comentários

Comentários