O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (14) que forças americanas fizeram novo ataque contra uma embarcação supostamente usada no tráfico de drogas perto da costa da Venezuela. Segundo o mandatário, seis homens identificados como narcoterroristas morreram na ação, ordenada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth. As informações são do USA Today.
Leia mais: Ministro da Defesa diz que crise entre Venezuela e EUA preocupa
Trump publicou o vídeo que mostra a explosão de um barco em alto-mar e declarou que o alvo estava em “águas internacionais”, numa rota conhecida de organizações de tráfico. O presidente ressaltou que nenhum militar dos EUA foi ferido.
O episódio marca o quinto ataque do tipo no Caribe desde setembro. Em operações anteriores, o governo americano afirmou ter matado outras 21 pessoas envolvidas no transporte de cocaína e fentanil.
Apesar das ações, o governo não apresentou provas ao Congresso de que as embarcações atingidas transportavam drogas. Parlamentares democratas cobram transparência sobre as identidades dos mortos e as informações de inteligência que embasaram as ofensivas.
Trump classificou cartéis de drogas como “organizações terroristas estrangeiras” no início do ano, argumento que autoriza o uso das Forças Armadas nesses ataques. Críticos questionam a legalidade das ações e alertam para o risco de o presidente usar poder militar sem autorização do Congresso.
https://t.co/AYyPZuUsm9 pic.twitter.com/1gY3vBnvqa
— Pete Hegseth (@PeteHegseth) October 14, 2025