Uma forte chuva de granizo deixou a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, com o cenário parecido com um de neve na manhã desta terça-feira (26). Imagens foram registradas em vídeo por diversos moradores.
A chuva, segundo informações do G1, começou a cair por volta das 9h10 e não durou mais que 20 minutos. Mas foi tão intensa que forrou ruas e avenidas da cidade de gelo, tanto na zona urbana, quanto em áreas rurais.
O meteorologista Allef Matos, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), disse ao G1 que o fenômeno se deve ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado. Ele ainda explicou que as "pedras" de gelo demoraram a derreter por conta da temperatura estar baixa também nas superfícies.
A Prefeitura de Castro recebeu inúmeros relatos de estragos registrados em telhados de casas, igrejas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.
Defesa Civil Estadual monitora
Segundo informações do Governo do Paraná, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está monitorando a situação e prestando orientações ao município, que está apurando os prejuízos causados. Informações iniciais falam de danos a comércios, residências e prédios públicos, mas ainda não há o levantamento completo.
De acordo com a Defesa Civil do município, a região sul da cidade foi a mais atingida, impactando áreas urbanas e rurais. Até 11h não havia relato de vítimas. Além da Defesa Civil, a prefeitura já mobilizou para prestar atendimentos servidores das secretarias de Governo (Departamento de Obras e Serviços), de Assistência Social, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e de Segurança Pública.