RESPOSTA A DINO

Governo Trump: Tribunal estrangeiro não anula sanções dos EUA

Por Renata Galf | Folhapress
| Tempo de leitura: 1 min
X/Casa Branca
Em post, governo dos EUA afirma que Moraes 'é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados'
Em post, governo dos EUA afirma que Moraes 'é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados'

O governo dos Estados Unidos afirmou em post nas redes sociais nesta segunda-feira (18) que nenhum tribunal estrangeiro pode anular "sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las".

Afirmou ainda que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes "é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados".

"Cidadãos americanos estão proibidos de manter qualquer relação comercial com ele. Já cidadãos de outros países devem agir com cautela: quem oferecer apoio material a violadores de direitos humanos também pode ser alvo de sanções", diz o post.

O posicionamento foi feito por meio de publicação no X (ex-twitter) na página do Escritório de Assuntos para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, que trata da diplomacia americana. O comentário, originalmente em inglês, foi replicado com tradução para o português na página da Embaixada dos EUA no Brasil.

Leia mais: Dino: ordens de outros países têm de ser homologadas no Brasil

Nesta segunda-feira, o ministro do STF Flávio Dino decidiu que ordens judiciais e executivas de governos estrangeiros não têm efeito no Brasil até que o Supremo as homologue, ou seja, decrete sua validade.

A decisão, concedida em um processo sobre a tragédia de Mariana (MG), busca blindar Moraes do impacto da Lei Magnitsky --sanção financeira imposta ao magistrado pelo governo de Donald Trump.

Comentários

2 Comentários

  • ADRIANO A S ANDRADE 19/08/2025
    A legislação brasileira e nacional e obviamente não pode ser violada por legislação dos Estados Unidos. Lá eles aplicação as suas leis, aqui aplicamos as nossas. Infelizmente devido a ações do clã Bolsonaro foi criado este conflito para conseguirem não serem responsabilizados por seus crimes que são praticados todas as semanas.
  • jaques campos 19/08/2025
    Os USA se acham senhores do mundo, mais ainda com o arrogante gangster que ocupa a presidencia. Os USA não são signatarios das principais organizações internacionais, entre as quais o Tribunal Internacional de Justiça, e vem descumprindo as determinações da ONU cometendo genocidios em varias regiões do planeta, como o atual massacre dos palestinos na faixa de Gaza, atraves de seu titere representante do Estado de ISRAEL. Querem que leis, por eles aprovadas, tenha validade em outros paises? Vai se lascar!