EFEITO

Ondas de tsunami atingem Califórnia e Havaí após terremoto; VÍDEO

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução de vídeo/@FarazPervaiz3/X
 O tremor também gerou alertas para outras regiões do Pacífico, como Japão, Alasca, Guam e Samoa Americana.
O tremor também gerou alertas para outras regiões do Pacífico, como Japão, Alasca, Guam e Samoa Americana.

Ondas de tsunami chegaram à costa da Califórnia e do Havaí horas depois do forte terremoto de magnitude 8,8 atingir a Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, na madrugada desta quarta-feira (horário local). O tremor também gerou alertas para outras regiões do Pacífico, como Japão, Alasca, Guam e Samoa Americana.

Terremoto de 8,8 atinge Rússia e Japão; países do Pacîfico têm alerta de Tsunami ; VÍDEO

Nos EUA, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) confirmou a elevação do nível do mar em até 50 cm acima da maré normal na região de Arena Cove, na Califórnia. No Havaí, as ondas chegaram a 1,5 metro, mas sem registros de danos significativos até o momento.

O terremoto gerou um tsunami, e advertências e alertas foram emitidos para diversas regiões da costa oeste e ilhas do Pacífico americano, informou o Serviço Nacional de Meteorologia. A população foi orientada a evitar praias, portos e áreas costeiras devido ao risco de correntes fortes e alterações súbitas no nível do mar.

A Guarda Costeira determinou que embarcações comerciais deixassem os portos do Havaí. Aeroportos também foram afetados: voos para o arquipélago foram suspensos ou desviados, e todos os embarques e desembarques na ilha de Maui foram cancelados.

Apesar da gravidade do tremor, o governador do Havaí, Josh Green, afirmou que o arquipélago não sofreu impacto relevante e que a situação segue sendo monitorada.

O Japão, por sua vez, também emitiu alertas para sua costa leste e prevê ondas de até 3 metros em áreas como Hokkaido. Já na Rússia, as ondas atingiram entre 3 e 4 metros na própria Kamchatka.

As autoridades dos EUA continuam monitorando a situação, e não há confirmação de danos materiais ou vítimas até o momento.

*Com informações da CNBC

O vídeo abaixo mostra intensidade e a energia brutais liberadas pelo terremoto:

Comentários

Comentários