NA BAHIA

Catamarã fica à deriva após acidente na ilha de Itaparica

Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes sociais
O catamarã colidiu com um barco de pesca artesanal nas proximidades da praia de Cacha Pregos, e os passageiros ficaram isolados na água
O catamarã colidiu com um barco de pesca artesanal nas proximidades da praia de Cacha Pregos, e os passageiros ficaram isolados na água

Um acidente entre um catamarã e um barco nesta terça (22) deixou ao menos cem pessoas à deriva nas proximidades da ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos.

De acordo com a Polícia Militar da Bahia, a colisão ocorreu durante o trajeto marítimo entre o Morro de São Paulo e a capital Salvador.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, havia cem ocupantes no catamarã, sendo 96 passageiros e quatro tripulantes.

O catamarã colidiu com um barco de pesca artesanal nas proximidades da praia de Cacha Pregos, e os passageiros ficaram isolados na água. Alguns ocupantes pularam no mar usando coletes salva-vidas e foram resgatados por botes.

O catamarã ficou inclinado na água mas, segundo a PM da Bahia, não houve risco iminente de naufrágio. Com o auxílio de outra embarcação, o catamarã foi içado até o porto de Salvador.

O Grupamento Aéreo da PM (Graer) atuou no resgate com um helicóptero e acionou a Capitania dos Portos para solicitar o apoio de embarcações próximas nas ações de resgate e transporte dos passageiros, que foram encaminhados ao porto de Salvador e recebem atendimento médico. Ainda não há informações sobre o número exato de feridos.

O barco de pesca tinha dois passageiros, e um deles chegou a registrar os danos em um vídeo divulgado nas redes sociais. Os dois também foram resgatados.

Segundo a Marinha, 15 pessoas já chegaram ao porto a bordo de uma lancha, e uma avaliação de profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) identificou que todos estavam em boas condições de saúde. Entre o primeiro grupo de resgatados estava uma criança e um gestante, que está em acompanhamento por precaução.

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) da Marinha acionou o Centro de Coordenação do Salvamar Leste (Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste) e encaminhou lanchas e equipes da capitania dos portos, um navio-patrulha, um aviso-de-patrulha e uma corveta. Dois rebocadores também auxiliaram no resgate dos passageiros e tripulantes.

O barco tinha autorização para circular e a empresa responsável está com os documentos regularizados, de acordo com informações da Marinha.

O trajeto entre o Morro de São Paulo e Salvador dura pouco mais de duas horas, e a colisão ocorreu quase na metade do percurso.

Comentários

Comentários