INTERVENÇÃO

Bolsonaro cogita acionar Casa Branca contra tarifaço, diz site

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Alan Santos/PR
A iniciativa, segundo interlocutores ouvidos pela publicação, busca conter danos políticos.
A iniciativa, segundo interlocutores ouvidos pela publicação, busca conter danos políticos.

O ex-presidente Jair Bolsonaro estuda intervir diretamente junto ao governo dos Estados Unidos para tentar reverter a sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros, segundo reportagem do site de notícias CNN publicada nessa quinta-feira (10).

Leia mais: 'Não é culpado de nada': Trump diz que Brasil persegue Bolsonaro

A iniciativa, segundo interlocutores ouvidos pela publicação, busca conter os danos políticos provocados pela narrativa de que a medida seria consequência das ações de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) em solo americano. A esquerda tem usado o episódio para responsabilizar a família Bolsonaro pelo tarifaço e reforçar a defesa da soberania nacional.

Aliados avaliam que uma movimentação direta de Bolsonaro poderia projetar liderança e apresentar alternativa ao governo Lula, que também articula reação pela via diplomática e cogita acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ainda segundo a CNN, Bolsonaro acredita que Trump se incomodou com a realização da Cúpula do Brics no Brasil e enxergou a participação brasileira como um gesto de aproximação com regimes adversários dos EUA, como China e Venezuela.

A operação é considerada arriscada: caso o ex-presidente não consiga convencer Trump a recuar, poderá fortalecer ainda mais a versão de que sua família contribuiu para o agravamento da crise comercial entre os dois países.

Comentários

4 Comentários

  • ADRIANO A S ANDRADE 11/07/2025
    Este bandido finge que está doente e finge que está preocupado com o país, pois ele apenas quer ser livrar da cadeia não se importando em até nos destruir.
  • Ximenes 11/07/2025
    Esse golpista brasileiro tá igual aquelas velhas matronas católicas caritativas devotas de dentro das igrejas do começo do século XIX, as esposas dos senhores de engenho que na hora do açoitamento do preto escravo aparece pra pedir piedade ao marido para que o capataz baixe de 50 pra apenas 30 as chibatadas no desgraçado amarrado no tronco.
  • Geraldo Gomes 11/07/2025
    Esses dois golpistas estão de combinação no tal manjado golpe do \"um morde e o outro assopra\". Não passam de dois golpistas fascistas, mas o pior deles é o tupiniquim que vende o Brasil, e entrega, o outro até compra, mas quer 50% de desconto com as taxas de que o primeiro arrumou para os brasileiros pagarem. Tenho 65 anos de idade, mas tenho esperança de ainda ve-los presos antes de todos morrermos.
  • jaques campos 11/07/2025
    Na carta de trump transparece a ação de Eduardo Bolsonaro induzindo a aplicação da sobretaxa ao Brasil.