
Equipes da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) localizaram, na manhã deste domingo (13), o corpo do praticante de paraglider que caiu em uma mata na região da Indiana, no sábado (12). O local é um ponto turístico da cidade, onde existe uma base para a prática de diversos esportes, seja aéreos ou de corrida em trilhas. A queda foi de aproximadamente 70 metros, segundo informou a força-tarefa de resgate.
A vítima foi identificada como Valdir Laércio Felício, de 61 anos, morador de Porangaba.
Conforme o JCNET já havia noticiado, a queda do paraglider foi presenciada por um amigo da vítima, que acionou as equipes de socorro por volta das 11h. Além do helicóptero Águia da PM, drones também foram usados nas buscas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o equipamento usado pelo piloto foi encontrado no sábado, mas as buscas tiveram que ser interrompidas à noite, sendo retomadas logo no início da manhã deste domingo.
Queda de 70 metros
Em nota, a força-tarefa em Botucatu informou que a vítima foi localizada já sem sinais de vida. “A operação de busca e salvamento foi conduzida em área de difícil acesso, com mata fechada e terreno alagadiço, o que representou um grande desafio para as equipes envolvidas. Apesar dos esforços incansáveis de todos os agentes e instituições participantes, o desfecho foi lamentavelmente negativo, em decorrência da queda de aproximadamente 70 metros”, comunicou a Defesa Civil.
Ainda segundo o órgão, as autoridades competentes adotaram as providências legais, e o local foi isolado para os procedimentos de perícia. “Nós nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima neste momento de dor, reafirmando nosso compromisso com a preservação da vida e o atendimento às ocorrências com dedicação e responsabilidade”, finaliza a nota.
Paraglider
O paraglider, ou parapente, é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o usuário fica suspenso. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticada tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical.