Uma mulher francesa chamada Anne foi vítima de golpistas que se passaram por Brad Pitt, levando-a a perder todas as suas economias e enfrentar uma onda de assédio online após revelar o caso em um programa de televisão. O relato, transmitido pelo programa francês "Sete a Oito", da TF1, foi retirado do ar na última terça-feira (14) para proteger a vítima.
Leia mais: Golpista finge ser Schwarzenegger e leva 238 mil de idosa do Vale
Anne, de 53 anos, contou que acreditava estar em um relacionamento amoroso com o astro de Hollywood. Durante um ano e meio, ela transferiu cerca de 830 mil euros (aproximadamente R$ 4,5 milhões) aos golpistas, que alegaram que o ator precisava de dinheiro para um tratamento renal, com suas contas bancárias bloqueadas devido ao divórcio com Angelina Jolie.
Os golpistas usaram perfis falsos nas redes sociais, mensagens no WhatsApp e tecnologia de inteligência artificial para criar imagens e mensagens convincentes, supostamente enviadas por Pitt. Anne só percebeu que havia sido enganada quando surgiram notícias do relacionamento real do ator com Ines de Ramon.
Após a exibição do programa no último domingo, Anne foi alvo de piadas e comentários ofensivos na internet. A emissora TF1 e o apresentador Harry Roselmack decidiram retirar a entrevista de suas plataformas, destacando a importância de proteger vítimas vulneráveis.
Especialistas alertam que o uso de inteligência artificial tem aumentado os riscos de golpes e roubo de identidade na internet. Anne, que já enfrentava problemas de saúde mental, relatou sentir-se devastada e questionou por que foi escolhida para sofrer um golpe tão cruel. "Essas pessoas merecem o inferno", desabafou.
*Com informações do site France 24