Roque Saldanha, que se diz radialista, jornalista investigativo e membro da chamada bancada da bala, voltou a gerar polêmica ao publicar um vídeo nas redes sociais com ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em tom de afronta, Saldanha mandou o magistrado “enfiar a tornozeleira no c*”.
Leia mais: Flávio: Moraes vai 'sofrer consequências por abuso de autoridade'
O episódio ocorreu após Moraes solicitar a prisão preventiva de Saldanha por descumprir medidas cautelares impostas no âmbito de um processo no STF. O radialista é acusado de incitar atos criminosos contra o Estado Democrático de Direito e de promover ameaças a ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Histórico de controvérsias
Nascido em Carlos Chagas (MG) e residente em Governador Valadares, Saldanha foi candidato a deputado federal por Minas Gerais em 2022 pelo PSC, mas não foi eleito. Ele se apresenta como “a voz de trovão do Brasil” e defensor de pautas conservadoras.
Em janeiro de 2023, foi preso por incitar golpes de Estado e convocar ações violentas pelas redes sociais. Solto no mesmo mês, recebeu medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar Governador Valadares.
No entanto, segundo o processo, Saldanha violou repetidamente as restrições. Há registros de que o sinal da tornozeleira foi perdido em diversas ocasiões, o que levou Moraes a pedir sua prisão preventiva no último domingo (24).
Ataques e insultos públicos
No vídeo divulgado na terça-feira (26), Saldanha exibe a tornozeleira danificada, acusa Moraes de perseguição e o insulta. Ele afirma que o dispositivo “cozinhava” sua perna e dispara: “Você sabia disso e todo dia ficava com essas palhaçadas pedindo documento. [...] Você é safado. [...] Estado de direito é o seu cu. Pega essa tornozeleira, abre seu cu e enfia dentro”, declarou o radialista.
Saldanha continua investigado por descumprir as medidas judiciais e por incitação de atos antidemocráticos.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram