O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quinta-feira (21) um alerta laranja, indicando risco de chuvas intensas em regiões de 12 estados e no Distrito Federal. O aviso, válido até a manhã de sexta-feira (22), prevê acumulados de até 100 mm em 24 horas, com ventos que podem atingir 100 km/h.
Leia também: Frente fria muda o tempo e derruba temperaturas em SP até sexta
As condições climáticas elevam o risco de alagamentos, quedas de energia, galhos de árvores e descargas elétricas. Entre os locais mais afetados estão estados como Mato Grosso e Rondônia, que estão integralmente sob alerta laranja.
Já a região metropolitana de São Paulo e o litoral paulista estão sob alerta amarelo, com previsão de chuvas acumulando até 50 mm ao dia e ventos de até 60 km/h.
A Climatempo aponta que o mau tempo também se intensificará no Rio de Janeiro e Espírito Santo, com previsão de instabilidade até domingo (25). O fenômeno é causado por uma frente fria no litoral do Sudeste, associada a um cavado atmosférico que intensifica os ventos em altos níveis. Esse sistema redireciona a umidade da região Norte para o Sudeste, favorecendo chuvas volumosas.
Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informa que as temperaturas hoje variam entre 18°C e 24°C, com céu nublado e possibilidade de chuva fraca. Na sexta, o sistema frontal se desloca, mas ventos úmidos do mar mantêm as condições de céu encoberto e chuvas leves, com máxima de 21°C.
O fim de semana na Grande São Paulo deve registrar pancadas isoladas, e as temperaturas começam a subir no domingo, podendo atingir 30°C na próxima segunda-feira (26).