Imagens gravadas na praia de Barra do Sahy, no litoral Aracruz (ES) mostram milhões de formigas tanajura mortas, espalhadas pela areia e até na zona de arrebentação das ondas, despertando espanto e curiosidade nos moradores e nos internautas. Caravelas-portuguesas também foram vistas.
Leia também: Formigas constroem 'mansão' aos pés de flamboiãs na Comendador
A Prefeitura de Aracruz confirmou a veracidade das imagens e respondeu ao jornal A Gazeta que o surgimento das formigas está associado ao período reprodutivo, somado à chegada do vento leste na costa.
"A tanajura, comum no município, realiza no início do período chuvoso o voo nupcial, onde o macho, após a cópula, acaba morrendo de fome e exaustão", explicou a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz.
Conforme o biólogo Fabrício Eller, ouvido pelo A Gazeta, as tanajuras têm um "boom" reprodutivo em períodos de chuva e calor, durante os quais os insetos antecipam o voo para se reproduzir.
Quando chove, o formigueiro é alagado, antes que isso aconteça, as tanajuras voam para procurar novos parceiros e procurar novo formingueiro em local diferente.
Ver essa foto no Instagram