
Ariatna Lizeth Mata Esparza, de 22 anos, que vivia em Torreón, México, desmaiou e morreu numa academia de ginástica depois de se esforçar levantando a barra de ferro.
Leia também: Aos 17 anos, jovem sofre parada cardíaca na academia e morre
Segundo o site de notícias Daily Mail, ela caiu no chão repentinamente enquanto fazia os agachamentos com a barra, em 16 de agosto. Sem reagir ao atendimento dos paramédicos, que foram acionados, ela foi declarada morta na academia.
Pouco oxigênio no sangue
Um porta-voz da Procuradoria-Geral local disse que uma autópsia indicou que ela sofreu de anoxemia – condição em que há muito pouco oxigênio no sangue – que poderia ter sido causada por esforço excessivo.
Não se sabe quanto peso Esparza levantava quando desmaiou, mas uma mulher pode, em média, agachar cerca de 69 quilos por repetição.
A anoxemia é comum, segundo os médicos, e pode ser causada por exercícios em grandes altitudes – como em Torreon, que fica a 1.100 m acima do nível do mar. À medida que as pessoas se exercitam nessas altitudes elevadas, mais oxigênio é usado do que absorvido, causando queda dos níveis no corpo e morte celular. Em consequência, há aumento na pressão arterial, rompendo um vaso sanguíneo e resultando em hemorragia cerebral.
A jovem era professora de jardim de infância, e a comunidade escolar lamentou sua morte precoce.