TECNOLOGIA

Atualização da Microsoft interrompe sistemas no mundo


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Na madrugada da última sexta-feira (19), os usuários do sistema Microsoft foram surpreendidos com uma instabilidade. Segundo a empresa, uma atualização do seu sistema de segurança administrado pela CrowdStrike não foi bem processada e causou as instabilidades que atingiram desde pessoas físicas e seus computadores pessoais, até grandes empresas e voos no mundo todo, deixando a população completamente aterrorizada.

Vazaram dados?

Até o momento não houve informação de vazamento de dados. Segundo a Microsoft, o sistema não foi afetado por nenhuma atividade externa nem incidente de proteção de dados, tendo ocorrido um bug sistêmico que comprometeu o fornecimento dos serviços. Caso essa informação mude, novos pronunciamentos devem ocorrer e a averiguação do incidente será iniciada. Nesse caso, as autoridades de proteção de dados deverão ser acionadas para proceder com as investigações, sendo que se espera transparência e agilidade das empresas envolvidas.

Quais os danos

Desde a madrugada, quando as instabilidades começaram, alguns usuários informaram que seus computadores apresentaram "tela azul". Já para instituições bancárias, houve a paralisação do sistema de forma variada, sendo que algumas pessoas sequer conseguiam acesso a conta, outras, mesmo com acesso, não conseguiam finalizar uma transferência. Alguns aeroportos também sofreram com a instabilidade, tiveram voos atrasados e até cancelados. A falha já foi corrigida, mas os serviços serão normalizados de forma progressiva, com estimativas de até o início da próxima semana.

Pode acontecer novamente?

Quando tratamos de sistemas, não se pode garantir nada, pois dependemos de diversos fatores como programação, instalação e material humano envolvido. No entanto, quando tratamos de atualização, o ideal é realizar testes para homologação do novo sistema antes de implementá-lo, bem como fazer a instalação de forma gradativa, para que, caso ocorra alguma instabilidade, ela possa ser controlada de forma menos danosa.

Sofri dano, como proceder

Atenção! Apenas a instabilidade não gera o dever de indenizar. É necessário que o usuário demonstre perda, danos e comprove que ocorreu em razão da paralisação de qualquer um dos serviços que teve prejuízo. Lembrando que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores de produto ou serviço respondem solidariamente pelos vícios e prejuízos que causarem.

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