Uma professora da unidade da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Irati (PR) puxou o cabelo e empurrou uma aluna de 19 anos, portadora de síndrome de down. A cena foi registrada pela câmera de segurança da instituição em 15 de maio, mas só chegou ao conhecimento da família da jovem na última quinta-feira (23), por denúncia anônima.
Leia também: Diagnosticada com síndrome de Down aos 35 anos, idosa de 70 anos é avó de três netos
As imagens mostram a aluna saindo correndo da sala de aula; segundos depois, a professora aparece puxando o cabelo dela, fazendo-a perder o equilíbrio. Em seguida, docente empurra a estudante de volta para dentro da sala.
Segundo o G1, a professora Cleonice Aparecida Alessi Glinski foi afastada. Desde que os pais da jovem fizeram a denúncia, o caso é investigado pela da Polícia Civil.
Outro lado
Em nota enviada ao portal, a FEAPAEs-PR (Federação das Apaes) lamentou o que considerou um caso isolado. Já Apae de Irati informou que o desligamento da profissional foi solicitado.
A Seed (Secretaria de Estado da Educação) afirmou que está a par do caso e solicitou à Apae informações detalhadas para início da apuração do caso pelo NRE (Núcleo Regional da Educação).