ÁGILI

Governo Lula é reprovado por 58,1% dos brasileiros, diz pesquisa

Os dados específicos por região do país mostram que o Centro-Oeste é a área em que Lula alcança a pior avaliação

Por Flávio Paradella | 27/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Editor da Sampi

Arquivo/Joédson Alves/Agência Brasil

 Para 37,9%, segundo levantamento da Ágili Pesquisas e Marketing, a administração do presidente Lula é péssima
Para 37,9%, segundo levantamento da Ágili Pesquisas e Marketing, a administração do presidente Lula é péssima

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a reprovação de 58,1% dos brasileiros, de acordo com o levantamento da Ágili Pesquisas e Marketing, em pesquisa realizada com 1.500 pessoas em 26 estados, mais o Distrito Federal.

O Instituto aferiu a aprovação da administração federal e perguntou aos entrevistados: “De uma maneira geral, o(a) Sr.(a) diria que aprova ou reprova a maneira como o presidente Lula está governando o País?”. A resposta da maioria, 58,1%, foi pela reprovação. 33,5% aprovam. Já 8,5% não sabem ou não quiseram responder.

Os dados específicos por região do país mostram que o Centro-Oeste é a área em que Lula alcança a pior avaliação, com 78,8% desaprovando o terceiro mandato. Na sequência vem o Sul com a avaliação negativa de 69,2% dos consultados.

A única região com um certo fôlego é a região Nordeste e, mesmo assim, a situação é dividida, com a reprovação ao governo à frente (45,9%) da aprovação (44,6%), um empate técnico.

Quanto à classificação do governo Lula, a situação segue complicada. Para 37,9% dos entrevistados, a administração do presidente até o momento é péssima. Ruim para 10,8%. 23,9% dos entrevistados consideram a gestão do presidente regular. Apenas 15,5% avaliam como boa, e ótima está em último no ranking de respostas com 9,2%. Não souberam ou não quiseram responder correspondem a 2,8%.

Um alento para Lula

Apesar da má avaliação, a pesquisa mostra um descontentamento com a gestão, mas não um arrependimento com a escolha pelo voto no então candidato Lula nas eleições presidenciais em 2022.

De acordo com o levantamento, 80,9% dos entrevistados disseram estar satisfeitos em relação ao voto no presidente Lula, com uma parcela de 10,6% arrependida por ter optado pelo petista.

Pesquisa Ágili

O Instituto Ágili ouviu 1500 pessoas por telefone entre os dias 13 e 20 de maio, em 26 estados, mais o Distrito Federal. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou men

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Gil
    27/05/2024
    Corre Bolsomanada! Agora dá pé! Ops... alfafa!
  • Carlos Eduardo dos Santos Brito
    27/05/2024
    Olha só, será que todos os que votaram no Luis Inacio da Silva já estão arrependidos agora.
  • Claudinei Deolindo de Queiroz
    27/05/2024
    Só isso acho que e bem mais que isso viu Pesquisa enganosa isso deve estar perto dos 80% de reprovação
  • pedro oliveira
    27/05/2024
    tbm nao arrependo, mas ele esta gerindo muito mal na rampa mostrou diversidade e cultura, 1 mes depois só vejo ele com os ternos cinzas... ta populista demais