Por questões de saúde, o Papa optou por acompanhar a Via-Sacra realizada no Coliseu de Roma a partir de sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano.
Leia também: Papa Francisco prepara meditações para a Via-Sacra do Coliseu; saiba qual é o tema
De acordo com comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, essa decisão foi tomada tendo em vista a Vigília do Sábado Santo e a Santa Missa do Domingo de Páscoa. Esta é a segunda vez que o Pontífice não participa pessoalmente, a primeira ocorreu no ano passado devido ao frio intenso em Roma, quando o Papa se recuperava de uma bronquite aguda.
Apesar da ausência do Papa, ao menos 25 mil fiéis participaram do evento, representando uma variedade de grupos da Igreja e da sociedade, incluindo famílias, jovens, pessoas em recuperação, migrantes e catequistas.
Pela primeira vez, as meditações foram escritas pelo próprio Papa Francisco, com o tema "Em oração com Jesus no caminho da cruz", refletindo sobre os sofrimentos do mundo e pedindo por diversas intenções, desde crianças vítimas de guerra até aqueles afetados pela violência e pelo ódio nas redes sociais.
A bênção final foi concedida pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, cardeal Angelo De Donatis, como ocorreu no ano anterior.