CRIME AMBIENTAL

Símbolo de Bonito há anos, sucuri é morta; biólogo explica sua importância em VÍDEO

Seu corpo de quase 7 metros foi encontrado às margens do rio Formoso no último domingo (24).

26/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução/@cdimitrius/Instagram

O caso foi formalmente registrado na Polícia Civil na segunda-feira (25), enquadrado como 'matar espécime da fauna silvestre em rota migratória.
O caso foi formalmente registrado na Polícia Civil na segunda-feira (25), enquadrado como 'matar espécime da fauna silvestre em rota migratória.

As polícias Civil e Militar Ambiental de Bonito (MS), investigam como exatamente a sucuri Ana Julia, símbolo na região há anos, foi morta. Seu corpo de quase 7 metros foi encontrado às margens do rio Formoso no último domingo (24).

Segundo o G1, o réptil foi descoberto em avançado estado de decomposição; a perícia deverá determinar a causa da morte. A identificação de Ana Julia foi confirmada pela especialista em sucuris e pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo), Juliana Terra, que a estudava há oito anos.

Revolta
No Instagram, o documentarista de vida selvagem se pronunciou sobre a morte de Ana Julia:

"Revoltante, muito revoltante!

Como muitos sabem, há quase 20 anos filmo sucuris na região de Bonito e nos últimos anos estes encontros se intensificaram a ponto de reconhecermos e até dar nome a algumas fêmeas. Uma delas, batizamos de Anajulia ha cerca de 10 anos, quando estava gravando para a BBC.

De lá pra cá, encontrava essa fêmea de cerca de 6.5 metros todos os anos, chegamos até a entender um pouco o seu padrão de comportamento. Filmei ela acasalando duas vezes, ela ficou bem famosa em uma postagem recente sobre uma nova espécie de sucuri descoberta na Amazônia, mas filmada em Bonito, e ano passado fiz belas dessa linda sucuri para 2 documentários que ainda vão sair.

Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e seu corpo encontrado boiando no rio formoso. Pqp. Que tristeza, que raiva!!!! Quem teria feito um absurdo destes???? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial na qual passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá que prestar contas a justiça!"

Investigação
O caso foi formalmente registrado na Polícia Civil na segunda-feira (25), enquadrado como "matar espécime da fauna silvestre em rota migratória, sem a devida permissão da autoridade competente ou em desacordo com a obtida".

Ainda segundo o G1, PM Ambiental não encontrou evidências de ferimentos ou sinais de disparos de arma de fogo. Caso o responsável pela morte do animal seja identificado, poderá ser acusado de crime ambiental, sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa de até R$ 500 mil.

Após perícia, o corpo da serpente será enviado a Campo Grande, embalsamado e exposto junto a outros animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental.

Em nota, a prefeitura de Bonito lamentou a morte da sucuri e se comprometeu a acompanhar de perto as investigações do caso, "repudiando veementemente o ocorrido", e esperando que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a lei.

No vídeo abaixo, o biólogo Gustavo Figuerôa explica a importância do animal no meio ambiente:

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.