POLÍTICA

PF investigará permanência de Bolsonaro em embaixada da Hungria logo após operação

De acordo com o The New York Times, vídeos do sistema de segurança mostram Bolsonaro em frente à missão diplomática no dia 12 de fevereiro.

Por Julia Chaib | 25/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução/The New York Times

Segundo investigadores da PF, é cedo para dizer se houve uma tentativa de fuga.
Segundo investigadores da PF, é cedo para dizer se houve uma tentativa de fuga.

A Polícia Federal vai investigar a informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu na embaixada da Hungria, em Brasília, por dois dias após uma operação da PF que apreendeu seu passaporte.

A notícia foi revelada nesta segunda-feira (25) pelo New York Times. De acordo com o jornal, vídeos do sistema de segurança mostram Bolsonaro em frente à missão diplomática no dia 12 de fevereiro.

Quatro dias antes, a Polícia Federal havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula (PT).

Segundo investigadores da PF, é cedo para dizer se houve uma tentativa de fuga, mas é preciso investigar a veracidade e a motivação de o ex-presidente ter ficado na embaixada.

O jornal americano diz que as câmeras mostram que Bolsonaro estava acompanhado de dois seguranças. Ele teria permanecido no prédio de 12 de fevereiro a 14 de fevereiro.

Um funcionário da embaixada da Hungria confirmou o plano de receber Bolsonaro na embaixada, segundo o New York Times.

Caso permanecesse dentro da missão diplomática, Bolsonaro não poderia ser alvo de uma ordem de prisão, por exemplo, por tratar-se de prédio protegido pelas convenções diplomáticas.

O ex-presidente é aliado próximo do líder da Hungria, Viktor Orbán, um dos principais expoentes da extrema-direita na Europa.

A Hungria, um país pós-comunista de 10 milhões de habitantes, se tornou referência para conservadores em todo o mundo. Isso não aconteceu por acaso: foi uma política de Estado pensada meticulosamente por Orbán.

Em paralelo ao investimento do governo húngaro na construção de um soft power veio o desmonte da democracia húngara. O primeiro-ministro governa desde 2010 com uma maioria de dois terços do Parlamento, o que permitiu que ele aprovasse uma nova Constituição.

Institutos que medem a qualidade das democracias no mundo, opositores e jornalistas dizem que Orbán minou a independência do Judiciário, tomou conta do mercado de mídia, sufocou ONGs e universidades, aprovou leis contra minorias, como a comunidade LGBTQIA+ e os imigrantes, e redefiniu distritos eleitorais para favorecer o partido dele.

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • LILS
    26/03/2024
    Covardão....kkkkkk
  • Gildo Riquenho
    26/03/2024
    Esse Bolsonaro parece um vizinho meu: ele põe fogo em todo mundo antes das assembleias de condomínio e no dia da assembleia, ele não vai! Ele quer que os outros “façam o trabalho sujo” por ele! Bolsonaro é a mesma coisa e digo mais, depois de tantas descobertas, a PF pode investigar mais pra descobrir se ele é o chefe da quadrilha e os filhos e esposas, os laranjas... e assim, ele continua com “nome limpo” e batendo no peito e pensando que todos somos otarios!
  • Antônio do Prado
    25/03/2024
    Jesus! Ele é um cagão mesmo!
  • Luís Roberto romero
    25/03/2024
    Quando vão prender este bandido genocida? Manda a Fátima pletti junto.