A trajetória do curso de Medicina da Universidade de Franca atingiu um marco significativo com a obtenção da acreditação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas do Brasil e que conta com reconhecimento internacional. Com isso, o curso junta-se a outras 39 escolas reconhecidas entre as 338 existentes até o momento.
Motivada pelos resultados exemplares no MEC, a instituição decidiu buscar a acreditação pelo SAEME, um sistema independente criado em 2014 por estudiosos do ensino médico. Em 2019, o SAEME-CFM recebeu reconhecimento internacional da World Federation of Medical Education, consolidando-se como o único certificador de qualidade das escolas médicas no Brasil.
“A candidatura à acreditação, apesar de não ser obrigatória, é uma grande oportunidade avaliatória do nosso trabalho visando, acima de tudo, melhorias no processo, com a certificação sendo apenas uma consequência”, explica o coordenador do curso, Sinesio Grace Duarte.
O coordenador de medicina e a Reitora da Unifran estiveram presencialmente no evento em Brasília para receber a Acreditação. (Da esquerda para a direita) Reitora, Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi, Coordenador do curso de Medicina, Sinesio Grace Duarte e representantes do evento.
O processo de avaliação envolveu um esforço conjunto para apresentar e comprovar informações em cinco domínios: Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional. Destaca-se a exigência de comprovantes visuais, como fotos e vídeos, além de certificados.
“Todo esse processo e, principalmente a visita in loco, foi um momento ímpar: abrimos nossas portas, seguros de que o que veriam correspondia às informações previamente enviadas e estaria em consonância com os resultados já obtidos”, afirma o coordenador.
O Conselho Federal de Medicina, por meio de um ofício, oficializou a acreditação, culminando em um evento especial em Brasília, onde o coordenador e a reitora Profa. Kátia J. Ciuffi, receberam o certificado das mãos do presidente do CFM.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos em ver todo o esforço da equipe e dos estudantes em mostrar tudo o que temos de excepcional dentro da instituição. Hoje, pela acreditação, nosso curso tem um selo internacional de qualidade e nossos alunos poderão ser aceitos em programas de especialização em escolas do exterior, exigência básica delas para aceitar médicos brasileiros em seus programas”, explica a Reitora, Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi.
“O curso de Medicina da Unifran oferece um ensino muito rico e abrangente. Temos uma base teórica muito profunda, com muitas discussões, tutorias e conferências. Também, o contato com o conhecimento prático é algo surpreendente. Com certeza é um diferencial imenso na vida profissional ter estudado em uma universidade que detém deste selo internacional. Além de me proporcionar a chance de buscar estágios e experiências fora do Brasil, é também uma prova concreta de que minha faculdade prioriza a qualidade do ensino médico em todas as esferas”, afirma a aluna Beatriz Semprini, estudante do 9° semestre do curso de Medicina.
Campus Unifran
Franca tem a Melhor Medicina do Brasil
Há mais de uma década, o curso de Medicina da Unifran foca na formação generalista, humanística, crítica, reflexiva, inovadora, e é avaliada com conceito máximo (5) no ENADE, conquistando o 1º lugar entre as instituições privadas do Estado de São Paulo. Além disso, também é reconhecido como o melhor curso do País, entre instituições públicas e privadas, conforme Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC. A ênfase na humanização, com base em competências como atitudes, habilidades e conhecimento, destaca-se na formação, promovendo a integração da qualificação técnica com a compreensão das emoções e desafios humanos.
A instituição adota uma abordagem inovadora e centrada no bem-estar do aluno, priorizando a proximidade entre professores, corpo clínico e discentes. Iniciativas que promovem equilíbrio entre estudos e qualidade de vida são implementadas, reconhecendo os desafios enfrentados pelos futuros profissionais de saúde.
Além disso, conta com uma infraestrutura completa, com laboratórios bem equipados, convênios com a rede pública de saúde e hospitais, proporcionando uma sólida integração entre teoria e prática. O curso também se destaca pela participação dos alunos em estágios práticos, fortalecendo a relação terapêutica com os pacientes e promovendo uma vivência clínica enriquecedora.
Tudo isso atrelado a um corpo docente, composto 96% por professores doutores, garantindo a excelência na transmissão do conhecimento, o que contribui para a formação de profissionais capacitados tecnicamente e fundamentados cientificamente.
Vivencie a Unifran
A UNIFRAN segue se reinventando e inovando, mantendo seu compromisso com a comunidade e entorno, ultrapassando as barreiras da sala de aula. Interessado? Saiba mais aqui!