PAULISTÃO

Palmeiras poupa de olho no dérbi, e supera apagão e São Bernardo com Flaco

O Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0 com um time bem alternativo, na noite desta quinta (15), no estádio 1º de maio, em duelo válido pela 8ª rodada do Campeonato Paulista.

Por Flavio Latif | 15/02/2024 | Tempo de leitura: 4 min
da Folhapress

Reprodução/Instagram/@palmeiras/

Gabriel Menino durante a partida
Gabriel Menino durante a partida

O Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0 com um time bem alternativo, na noite desta quinta (15), no estádio 1º de maio, em duelo válido pela 8ª rodada do Campeonato Paulista.

Abel Ferreira poupou a equipe de olho no clássico contra o Corinthians no final de semana. Os únicos titulares que começaram a partida foram o zagueiro Murilo, o lateral direito Marcos Rocha e o atacante Endrick - que retornou ao clube após ficar fora das Olimpíadas com a seleção brasileira.

O gol da partida foi marcado por Flaco López, de cabeça, aos 41 minutos do 2º tempo, com assistência da joia Estevão. O argentino tem cinco gols na temporada em seis jogos.

Com a vitória, o Palmeiras chegou a 17 pontos na liderança do Grupo B e está apenas a dois do Santos - que ocupa a liderança geral da competição, mas com um jogo a mais. O São Bernardo segue em 3º no Grupo D com 12 pontos, mesma pontuação do Novorizontino que é o 2º colocado e estaria classifciado para a próxima fase nesse momento.

O time de Abel volta a campo no domingo (18), às 18h (de Brasília), na Arena Barueri, no clássico contra o Corinthians. Já o São Bernardo joga na segunda (19), às 19h, contra o Santo André, mais uma vez no 1º de maio.

O técnico português escalou um time bem alternativo, mas contou com o retorno de Endrick. A equipe fez um bom início de 1º tempo, conseguiu dominar o São Bernardo, mas sofreu com a ineficiência do ataque -o goleiro Alex Alves não fez nenhuma grande defesa.

Aos 28 minutos do 1º tempo, uma das quatro torres de iluminação do estádio Primeiro de Maio se apagou e o jogo foi paralisado por mais de 20 minutos. O Alviverde diminuiu o ritmo após a parada e o Bernô conseguiu igualar as ações, mas também sem causar grandes sustos a Lomba.

Piquerez, Richard Ríos, Estevão e Flaco López foram as mexidas de Abel para o segundo tempo. A equipe conseguiu ser mais produtiva no ataque, mas seguiu pecando nas finalizações: ou elas iam muito longe do alvo ou nas mãos do goleiro Alex Alves.

Após o empate em 1 a 1 contra o Santo André, Abel Ferreira reclamou da falta de efetividade de seu elenco no ataque e isso voltou a acontecer diante o São Bernardo.

O Bernô preferiu esperar o Palmeiras se lançar o ataque e não encontrou o contra-ataque esperado para vencer o jogo. Nos minutos finais, o técnico Zanardi até tirou o atacante João Carlos para colocar o volante Romisson e segurar o resultado.

Nos minutos finais, o Alviverde chegou ao gol com Flaco López. O argentino aproveitou belo cruzamento de Estevão e uma falha do goleiro Alex Alves para abrir o placar.

Lances importantes

  • Rony enfeitou demais e perde grande chance. Aos 10 minutos do 1º tempo, Vanderlan acionou Jhon Jhon em profundidade e o camisa 40 conseguiu belo cruzamento para Rony. O atacante tentou finalizar direita e a bola chegou lenta para Alex Alves, que fez defesa fácil.
  • Apagão paralisa a partida por quase 30 minutos. Um dos refletores do estádio se apagou e o árbitro Luiz Flavio de Oliveira paralisou o jogo aos 28 minutos do 1º tempo. O duelo só foi retomado aos 52 minutos da etapa inicial.
  • Lomba salva o Palmeiras. O São Bernardo chegou pela primeira vez no jogo em cobrança de escanteio aos 38 minutos do 1º tempo. A zaga do Palmeiras afastou mal e a bola sobrou para o zagueiro Hélder, que dominou no peito e finalizou no canto para defesa de Lomba.
  • Rony tenta de bicicleta de fora da área. Aos 39, a bola sobrou na meia-lua do São Bernardo, Rony matou no peito e emendou uma bicicleta. Alex Alves fez defesa fácil.
  • Alex Alves faz grande defesa. Aos 16 minutos do 2º tempo, Endrick finalizou de fora da área e o goleiro do Bernô espalmou. Rony tentou completar no rebote, mas foi travado.
  • Alex Alves aparece mais uma vez. Aos 29 minutos, Jhon Jhon finalizou de fora da área com muito efeito e Alex Alves não conseguiu agarrar, espalmando a bola para escanteio. Na cobrança, a defesa do São Bernardo cortou.
  • Flaco López, mais uma vez, salva o Palmeiras. Aos 41 minutos da etapa final, Estevão cruzou na cabeça de Flaco López, que subiu sozinho. Alex Alves saiu muito mal do gol e deixou o argentino livre para o cabeceio morrer no fundo da rede.

Estádio: 1º de maio, em São Bernardo (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luis Marques
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Gol: Flaco López, aos 41 minutos do 2º tempo.
Amarelos: Lucas Lima, Hélder, Pedro Carrerete e Wesley Dias (SBE); Vanderlan (PAL)

São Bernardo
Alex Alves; Vitor Ricardo (Hugo Sanches), Helder, Pedro Carrerete (Rafael Forster) e Arthur Henrique; Rodrigo Souza, Lucas Lima (Wesley Dias) e Silvinho (Alan Santos); Lucas Tocantins, Matheus Régis e João Carlos (Romisson). T.: Márcio Zanardi

Palmeiras
Marcelo Lomba; Marcos Rocha (Lázaro), Murilo, Naves e Vanderlan (Piquerez); Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Jhon Jhon; Luis Guilherme (Estevão), Rony e Endrick (Flaco López). T.: Abel Ferreira

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.