FUTEBOL

Carpini gabarita primeiros testes no São Paulo, mas esforço deixa 'vítimas'

O comandante está invicto e venceu os primeiros testes de fogo: bateu o Corinthians na Neo Química Arena e foi campeão da Supercopa em cima do Palmeiras

Por Eder Traskini | 06/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Folhapress

Rubens Chiri/São Paulo

Carpini perdeu três jogadores por lesões desde o início da temporada
Carpini perdeu três jogadores por lesões desde o início da temporada

O início do técnico Thiago Carpini não poderia ser melhor no São Paulo. O comandante está invicto e venceu os primeiros testes de fogo: bateu o Corinthians, quebrando um tabu de quase dez anos na Neo Química Arena, e foi campeão da Supercopa em cima do Palmeiras. Só que o esforço teve um custo.

Carpini perdeu três jogadores por lesões desde o início da temporada. Os laterais-direitos Rafinha e Igor Vinícius e o meia-atacante Lucas.

O primeiro a 'estourar' foi Igor Vinícius. Carpini chegou a montar um esquema diferente para a segunda partida somente para preservar o lateral, mas acabou precisando do jogador no final. Na partida seguinte, ele sentiu uma lesão.

Lucas jogou no sacrifício no clássico contra o Corinthians, mas por isso não conseguiu ficar à disposição na final. O craque só jogou a estreia contra o Santo André e foi preservado até o Majestoso, quando quis jogar para ajudar a colocar fim ao tabu. Deu um susto e quase saiu no início do jogo, mas aguentou até o intervalo.

"O Lucas fez o possível para estar em campo. Tudo o que foi dentro do nosso alcance e do alcance do atleta foi avaliado. Infelizmente, ele não se sentiu seguro. Foi muito nobre do Lucas entender que não era o momento de ele ajudar por não se sentir tão confiante, é algo que precisamos entender melhor o que aconteceu e se existe algum processo de carece de um período maior para a recuperação", disse Carpini.

Rafinha sentiu na Supercopa. O experiente lateral foi o que mais demorou a estrear entre os três, jogou 45 minutos contra o Corinthians a pedido dele próprio como forma de pegar ritmo de jogo para a Supercopa. No segundo tempo do duelo que valia o título, porém, desabou no gramado e saiu com muitas dores.

"Eu acredito que sim [Rafinha ficará fora por um longo tempo], mas não tenho como afirmar antes de a gente ter toda a avaliação. Nós sabíamos do risco. O Rafinha é um espelho deste nosso bom ambiente. Ele sabia das suas limitações para a partida de hoje e, mesmo assim, se dispôs a nos ajudar. Foi no limite e jogou no sacrifício. A gente vai muito mais enaltecer a coragem de um cara multicampeão, que viu o tamanho da importância de estar em campo hoje para o São Paulo", disse Carpini.

O São Paulo vem fazendo um rigoroso 'controle de carga' desde a pré-temporada. Mesmo assim, a rodagem no elenco não foi suficiente para evitar as lesões, também fruto do sacrifício de atletas como Lucas e Rafinha para estarem em campo.

Qual a situação de cada um?
Igor Vinícius é o mais próximo de um retorno. Ele provavelmente não estará à disposição contra o Água Santa, mas tem chance de voltar contra a Ponte Preta ou no clássico contra o Santos.

Lucas viveu expectativa de entrar em campo no clássico da Supercopa, mas não se sentiu confiante. O jogador conviveu com dores a semana toda e fez uma espécie de teste no Mineirão, mas não se sentiu confortável em ir para o duelo. O São Paulo fará exames para entender melhor a situação do jogador, que pode parar por duas semanas.

Rafinha também passará por exames nesta terça (6) para avaliar a gravidade da lesão que sentiu contra o Palmeiras. O experiente lateral ainda não tem previsão para voltar, a depender dos exames.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.