O verbo se fez bit e viralizou entre nós.
Parafraseando o Evangelho de João (1,14), a milenar Igreja Católica se apropria de modernas ferramentas tecnológicas para se comunicar com os devotos, especialmente os mais jovens. É caminho sem volta que a experiência religiosa passe por telas como celulares e computadores.
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Além de disputar espaço em dispositivos móveis, dominantes na comunicação, a tecnologia oferece à Igreja Católica a chance de propagar luz frente às trevas das fake news, que também se alastram na vida espiritual online.
“[Na pandemia], surgiu uma nova forma da Igreja doméstica que aprendeu a ser uma comunidade viva, porém de forma virtual. É o novo modo de evangelização na cultura urbana”, disse dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí, em artigo para a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Segundo ele, é necessário “encontrar novos métodos, descobrir novas e diferentes modalidades para usar corretamente as ferramentas tecnológicas e divulgar a Boa Nova de Jesus, a verdade”.
VALE DA FÉ
Capital da fé católica no Brasil, o Vale da Fé está na fronteira dessa apropriação tecnológica por entidades religiosas, que espalham suas palavras e imagens para todos os cantos do país e do mundo.
O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do mundo dedicado a Maria, oferece diversas soluções em tecnologia para ‘trazer’ virtualmente o devoto para ‘dentro’ Basílica.
O templo está presente em todas as redes sociais e tem no Portal A12, o site oficial do Santuário, a principal entrada virtual dos fiéis. O portal traz notícias, artigos, vídeos, podcasts e transmissões ao vivo das celebrações, além de permitir ao devoto ‘acender’ uma Vela Virtual.
Também há o Tour 360º do Santuário, experiência imersiva que permite ao devoto conhecer os principais espaços da Basílica de forma virtual, navegando por imagens que se conectam na tela do computador ou celular. Há ainda o Terço Virtual, um áudio guia para acompanhar a recitação dos mistérios do Rosário.
Segundo o irmão Orlando Augusto Silva Cassiano, diretor do Portal A12, o site completou 13 anos e recebe cerca de 2 milhões de acessos mensais. Ele reúne 22 sites e foi lançado em 2010 para abrigar todas as páginas dos órgãos ligados ao Santuário, como a Rede Aparecida de Comunicação.
“Nossa maior marca é a acolhida. É importante estarmos nesse ambiente digital com a preocupação em fazer com que a mensagem do Evangelho chegue para as pessoas. E que a pessoa se sinta acolhida, principalmente para aqueles que não têm oportunidade de estar presencialmente aqui conosco”, disse Cassiano.
No começo de 2021, o Santuário lançou o ‘Aplicativo Aparecida’, que leva todas as funcionalidades do portal para os dispositivos móveis. “Ele é um caminho que conduz a pessoa para dentro do nosso portal”, afirmou o diretor.
LINGUAGEM
Para Cassiano, estar nas redes sociais e se apropriar da tecnologia exige, da Igreja, adaptação à linguagem dos meios de comunicação, além de abrir espaço para integração e participação dos devotos. Evangelizar é tecno.
“Para 2024, o nosso foco é a integração. Estamos muito otimistas e com muita esperança de cada vez mais estarmos integrados com o povo, fazendo chegar a nossa mensagem de forma cada vez mais eficaz.”
Tendo em seu DNA a comunicação, a comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, celebra mais de cinco milhões de visitantes em seu site, que começou como uma pequena página em 1995.
O portal possui ferramentas de divulgação da comunidade, de assuntos gerais da Igreja, espaço infantil, lojas e ferramentas como podcasts, blogs e testemunho dos devotos. Também conecta o internauta com a Faculdade e o Instituto Canção Nova e a área social, a Fundação João Paulo 2º.
“A missão de evangelizar não pode ficar todo o tempo apenas na elaboração de projetos, que quando colocados em prática, já perderam a validade, por conta da velocidade que é o desenvolvimento comunicativo das tecnologias. Aqui o convite não é de correr atrás, mas de caminhar junto, e quem sabe vendo além daquilo que os nossos olhos podem ver”, diz trecho de um texto de formação da Canção Nova.
Em Guaratinguetá, o Santuário de Frei Galvão conta com Capela Virtual e um canal de TV pela internet. É possível acender uma vela para o primeiro santo brasileiro no ambiente virtual e estar por dentro das atividades realizadas no templo dedicado ao santo.