OPINIÃO

Proteger os nossos idosos, uma prioridade do poder público

Terceira idade é vítima de 200 mil casos de violência. Leia mais no artigo do deputado estadual Rafa Zimbaldi

Por Rafa Zimbaldi | 20/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a rede Sampi

Divulgação

Vagas de estacionamento, assentos no transporte público e filas reservadas para idosos são importantes, mas os nossos idosos também precisam ser prioridade nas políticas públicas de segurança.

Saber que milhares de pessoas da terceira idade são vítimas constantes de atos de todo tipo de violência é algo que me causa profunda indignação. Eu pergunto. Como é que um ser humano tem coragem de agredir uma pessoa que está no seu momento de vida mais frágil? É inaceitável.Para se ter uma ideia do tamanho da agressão contra as pessoas de terceira idade, segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, nos primeiros três meses de 2023 as violações contra idosos alcançaram 202,3 mil registros no País.

Veja. A quantidade de casos de violência cresceu 97% se compararmos ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 102,8 mil violações.Como cidadão, deputado estadual e membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Alesp), eu não poderia de forma alguma ficar omisso a essa realidade brutal. Por isso, enviei um requerimento ao secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, solicitando informações sobre os casos de violência contra idosos.

No documento, eu solicito dados das ocorrências registradas em 2022 e no primeiro trimestre deste ano no Estado de São Paulo. O meu objetivo é propor políticas públicas que aprimorem a proteção e o acolhimento das vítimas da melhor idade.Para solucionar esse grave problema, é preciso um diagnóstico claro, que mostre os tipos de crimes mais comuns. Por isso, é essencial que a Secretaria de Segurança Pública conheça os números de todas as regiões do Estado, qualificando quais os tipos mais comuns de violência praticados contra a melhor idade.

Só conhecendo de perto os problemas é que se consegue pensar e praticar políticas públicas para solucioná-los. Queremos conhecer e entender, também, quais as políticas públicas que o Estado vem adotando para diminuir os índices de violência contra essa parcela da população paulista, tão vulnerável e que merece e precisa de respeito e acolhimento integral do governo.

A partir dos dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública, o próximo passo é solicitarmos o empenho do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que medidas institucionais de apoio, prevenção, atenção e acolhimento às vítimas de violência acima dos 60 anos sejam implementadas. Eu tenho certeza de que o governador dará atenção ao tema.

Os idosos precisam se sentir parte importante da sociedade. Por isso, além de conhecermos o problema mais de perto, com um olhar cada vez mais atento às suas causas e efeitos, precisamos investir em informação para esse público.

Desse modo, as campanhas regulares de conscientização e a otimização de ferramentas de denúncia, como é o caso do Disque 100, também nos ajudarão muito nessa luta que precisa ser de todos nós. Como eu disse, os idosos são mais vulneráveis aos bandidos, principalmente no que diz respeito às violações dos direitos humanos. Unir forças e mobilizar novas ações preventivas e combativas para proteger esse público que tanto contribuiu, com o suor do seu trabalho, para o desenvolvimento do nosso Estado, é uma prioridade.


Rafa Zimbaldi é deputado estadual pelo Cidadania e foi reeleito em 2022 para o segundo mandato. Foi vereador por quatro mandatos em Campinas e presidente da Câmara Municipal em duas ocasiões.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.