OPINIÃO

A juventude quer emprego

A juventude precisa de oportunidades de qualificação e o mercado precisa, cada vez mais, de pessoas qualificadas, nas mais diversas áreas. Leia mais no artigo de Rafa Zimbaldi

Por Rafa Zimbaldi | 11/05/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução

Eu sou nascido e criado no Distrito de Ouro Verde, em Campinas. Cresci ali, brincando , convivendo e vendo de perto a realidade difícil das crianças daquela localidade que, nesse tempo ainda não era nem Distrito. Crianças que, muitas vezes, tinham menos condições do que as condições que a minha família podia me oferecer naquela época.

Talvez por isso, há mais de 20 anos, antes mesmo de ser eleito vereador pela primeira vez, aos 22 anos, uma das minhas maiores preocupações já era buscar formas de fazer a minha parte e oferecer inclusão para os nossos jovens.

Ainda muito novo eu escolhi e, graças a Deus, tive condições de estudar informática.

E logo eu senti na pele os limites de oportunidades para quem não tinha experiência profissional, por isso decidi abrir o meu próprio curso de informática, para começar a ganhar o meu dinheiro.

Mas na minha cabeça e no meu coração de estudante eu ficava imaginando o que seria da vida de muitos daqueles jovens, em condições tão adversas, sem terem acesso a uma experiência profissional ou a cursos de qualificação. Como aquela geração poderia disputar uma vaga no mercado de trabalho?

A palavra futuro já fazia todo sentido pra mim, que começava meu próprio negócio e já ganhava meu dinheirinho, mas e para eles? Qual seria o futuro daqueles jovens? O que eu poderia fazer por eles?

Foi aí que veio a ideia de começar a dar aulas gratuitas de informática para quem estivesse disposto a aprender uma profissão no Ouro Verde. Meu pai tinha um prédio e me autorizou a usar uma das salas para começar a realizar esse sonho. Minha tia se sensibilizou e decidiu participar, ensinando costura e logo outras pessoas foram se juntando para tornar aquele sonho a realidade de milhares de jovens e adultos no Distrito de Ouro Verde.

Foi assim que nasceu o Projeto Jovens do Futuro. Um projeto social com sede no Ouro Verde e que há mais de 20 anos já formou 35 mil pessoas entre jovens e adultos. Graças ao Jovens do Futuro, milhares de pessoas são donas do seu próprio negócio em várias regiões de Campinas e empregam outras pessoas, contribuindo com o sustento de muitas famílias. O Jovens do Futuro é uma instituição social sem fins lucrativos e que hoje conta com muitos voluntários para promover cursos em diversas áreas, como de beleza e estética (cabeleireiro, manicure, depilação, designer de sobrancelhas, tratamento facial e maquiagem), cuidador de idosos, ballet, pilates, taekwondo, cursos de assistente administrativo, robótica e informática para crianças e adultos.

Para a maioria das organizações, os empregadores não encontram jovens com a devida qualificação para as vagas de trabalho anunciadas. Isso é o que mostra o estudo “O futuro do mundo do trabalho para as juventudes brasileiras”, elaborado pelo Instituto Cíclica. Para 77% dos entrevistados na pesquisa, os jovens estão mal informados sobre o funcionamento do mundo do trabalho e sobre as carreiras do futuro.

É por essas e outras que manter o Jovens do Futuro ativo e em crescimento é um compromisso nosso de mais de 20 anos. Esse sonho que começou no distrito do Ouro Verde hoje atrai pessoas de outras regiões de Campinas que querem e precisam aprender uma profissão, seja para conseguir emprego ou para empreender. Por isso, estamos expandindo esse trabalho e agora também estaremos na Vila Brandina. Isso é uma conquista e uma vitória para toda a nossa população e a partir de uma instituição sem fins lucrativos.

Como vereador por quatro mandatos e deputado estadual no segundo mandato, tenho lutado muito por recursos e fiscalizado como esses recursos têm sido investidos, sobretudo em Campinas, onde, infelizmente, boa parte da nossa juventude ainda não tem a atenção que deveria receber do município, quando falamos de qualificação profissional.

A juventude precisa de oportunidades de qualificação e o mercado precisa, cada vez mais, de pessoas qualificadas, nas mais diversas áreas. Essa conta precisa fechar. Eu vou seguir lutando na ALESP para fazer cada vez mais pelos nossos jovens, mas desejo também que o Projeto Jovens do Futuro continue se fortalecendo e inspirando outros projetos similares em Campinas e em todo o Estado. Para o bem dos nossos jovens, por um futuro melhor para todos.


Rafa Zimbaldi (Cidadania) é deputado estadual pelo segundo mandato. Foi vereador por quatro mandatos em Campinas e foi reeleito presidente da Câmara Municipal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.