SOCIAL

Presença de moradores de rua no Centro de Piracicaba preocupa comerciantes

Tema foi discutido em reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) na última terça-feira (28)

Por Beto Silva | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Pixabay

Tema foi discutido em reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) na última terça-feira (28)
Tema foi discutido em reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) na última terça-feira (28)

A presenca de moradores de ruas no Centro de Piracicaba foi a principal queixa apresentada pelos comerciantes e moradores da Região Central durante reunião com Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e representantes da Guarda Civil e PM (Polícia Militar), na última terça-feira (28). De acordo com o conselheiro, Geraldo Suyeyayo, os comerciantes levaram até o conselho a questão envolvendo os moradores de rua. “Os moradores de rua estão causando muitos transtornos para os comércios e eles vieram cobrar as autoridades sobre isso”, disse, lamentando a ausência de representantes da pasta responsável pelo acolhimento dessa população.

Um comerciante que pediu para ser não identificado avaliou a reunião como importante. “Pudemos expor os fatos que vêm ocorrendo, aqui no Centro, para as autoridades estaduais e municipais. Em virtude de, muitas vezes, não reportarmos os acontecimentos de forma correta e no momento (ligação para a Polícia Militar e Guarda Municipal e registro de B.O.), não era possível para eles ter a noção correta dos acontecimentos”, admitiu.

“Na reunião, tivemos o sentimento de que eles vão intensificar a presença no Centro e, também esperamos, que o município, via Assistência Social, realize um melhor trabalho com essa população de rua”, acrescentou.

Por nota, a Smads  (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) informou que conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social, que atende diariamente, em vários pontos da cidade, pessoas em situação de rua, desenvolvendo trabalho de sensibilização para que saiam das ruas, situação essa que ocorre de forma gradativa e não impositiva, respeitando sempre o direito de ir e vir do cidadão.

“Grande parte dos atendidos faz uso da região central para se alimentar, dormir, entre outras situações, porém, todos os dias a equipe de abordagem orienta sobre os serviços da Assistência Social”, informou.

Além de orientar essa população, a equipe tem buscado informar os comerciantes e moradores próximos aos pontos frequentes de pessoas em situação de rua sobre o trabalho do Seas. As equipes de abordagem intensificarão as orientações.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.