NEGOCIAÇÕES

Servidores programam paralisação hoje e um protesto na prefeitura à tarde

Sindicato organiza concentração de trabalhadores e tentará nova negociação

Por Bruno Freitas | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Sinserm/divulgação

Reunião recente entre diretores do Sinserm e a prefeita Suéllen Rosim
Reunião recente entre diretores do Sinserm e a prefeita Suéllen Rosim

Conforme deliberado em 23 de março, os servidores públicos municipais de Bauru programaram para esta quinta-feira (30) uma paralisação das atividades em protesto contra os 6% de reajuste salarial propostos pelo governo de Suéllen Rosim (PSD). O Sindicato dos Servidores Municipais de Bauru e Região (Sinserm), que reivindica 12% de reposição, organiza uma concentração hoje, às 16h, em frente ao Palácio das Cerejeiras.

Segundo o diretor do Sinserm, Moisés Cristo, a categoria contabiliza perdas desde 2019, sendo que os ‘cofres’ da prefeitura nunca estiverem tão confortáveis em relação à folha de pagamento dos servidores. “A atual gestão municipal tem um caixa muito bom, longe do limite prudencial de 51% da Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje a prefeitura está nos 38% com a folha”, comenta.

Ainda de acordo com Moisés, a contraproposta de 12% feita pela entidade contempla os servidores ativos e os aposentados, além do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Os trabalhadores da Emdurb não estão incluídos, porque se trata de uma empresa pública que, inclusive, condicionou o reajuste salarial de seus funcionários à aprovação de um pacote de medidas orçamentárias que visam o seu reequilíbrio financeiro, cujos resultados orçamentários têm sido sucessivamente deficitários.

 “Entendemos que a prefeita precisa ser solidária e contribuir com pagamentos de dívidas da Emdurb. A paralisação e o protesto nas Cerejeiras, seguidos de assembleia, serão para mostrar o descontentamento dos servidores. Recebemos, até o momento (por volta das 8h desta quinta-feira) cerca de mil confirmações de participação (na paralisação)”, acrescenta o diretor do Sinserm.

PREFEITURA

A proposta da prefeitura, apresentada em reunião no Palácio das Cerejeiras em 15 de março, inclui 6% de reajuste aos vencimentos tanto dos servidores ativos quanto dos inativos. O mesmo índice será concedido ao vale-alimentação.

Nas tratativas com o sindicato, Suéllen e seu secretário de Finanças, Everton Basílio, foram claros no sentido de que a proposta atual é o limite do que o governo pode oferecer.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.