
Visitar túmulos de familiares no feriado de Finados, nesta quarta-feira (3), e se deparar com intenso mau cheiro decorrente de lixo orgânico acumulado ao lado de alguns jazigos, no Cemitério Municipal da Saudade, provocou indignação em Bauru. É o caso, por exemplo, do corretor de imóveis José Ismanhoto Júnior, 54 anos.
Para ele, a situação reflete descaso da zeladoria do cemitério, cuja responsabilidade é da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb).
“Fui ao Cemitério da Saudade nesta quarta-feira, por volta de 14h, e tinha um amontoado de lixo na parede, no lado interno do portão que dá acesso à rua Monteiro Lobato. Estava bem ao lado dos jazigos dos meus pais. Uma imundice só. Sacolas com lixo orgânico, pedaços de madeira de caixão, restos de podas e um mau cheiro fora do comum”, reclamou nesta quinta-feira (3).
José Ismanhoto Júnior conta não ter sido a primeira vez que ele flagra esta situação no local. Mas imaginava que, justamente em função do feriado de Finados, não passaria pelo constrangimento. O corretor criticou ainda o mato alto nas calçadas, outro problema frequente.
O QUE DIZ A EMDURB
Em relação à reclamação sobre acúmulo de lixo no Cemitério da Saudade, a Emdurb informa que o local das fotos é uma baia localizada próximo ao portão, que dá acesso à rua Monteiro Lobato. Essa baia é utilizada para armazenamento de todos os materiais coletados no Cemitério (lixo, folhas, flores, vasos, resíduos de capinação, entre outros). O portão não é utilizado para entrada e saída de pessoas, mas somente para serviços do Cemitério, como passagem para o caminhão para a limpeza do local
Semanalmente é feita a retirada do lixo da baia. Nesta semana, a limpeza foi realizada na terça-feira, dia 1/11, com apoio de caminhão basculante da diretoria de limpeza pública. Todo o material foi levado ao aterro sanitário de Piratininga. O montante de lixo que aparece nas fotos são oriundos da limpeza (varrição) no Dia de Finados, pois, durante todo o dia de ontem, a Emdurb manteve equipe de limpeza nos Cemitérios. O serviço foi finalizado na manhã desta quinta-feira (3).
Os galhos que aparecem nas fotos estavam na calçada da rua Monteiro Lobato e foi recolhido perto da baia, para desobstruir a passagem de pedestres. Tanto os galhos, quanto os resíduos, a retirada está prevista para esta sexta-feira (4).