RECEITA

Docinho de criança

Meio italiano, meio brasileiro, o doce a que chamamos em nosso país ‘palha’, na Itália é conhecido como ‘salame de chocolate’. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 09/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pacote de biscoito maisena
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Meio italiano, meio brasileiro, o doce a que chamamos em nosso país ‘palha’ e na Itália é conhecido como ‘salame de chocolate’, é de muito agrado das crianças que vão comemorar seu dia na próxima quarta-feira. Em algumas versões da história infantil, Pinóquio, a criatura, costuma pedir a Colodi, seu criador, um pedaço desse doce. Por isso o boneco entrou na foto.

Para elas, e também para a criança que vive dentro de nós, é que eu trouxe a sugestão. Ela é muito fácil de preparar, seus ingredientes são encontrados em qualquer lugar, pode ser incrementada de acordo com a criatividade de quem a elabora. Simples e deliciosa, se acrescida de castanhas, frutas secas ou coco ralado ganha personalidade. As castanhas entram em pedacinhos e podem ser avelãs, nozes, pistache e até amendoim torrado e pelado.

Para quem dispõe de tempo e paciência é possível gourmetizar a mistura de brigadeiro e bolachas passando os pedaços, depois de prontos, em barra de chocolate derretida. Basta mergulhar uma das pontas e deixá-las solidificar para conferir charme. Com capricho, pode-se usar chocolate branco e negro, formando composição bonita no prato de servir. Colocar em caixinhas é opção fofa. Embrulhar em celofane deixa o doce superdelicado.   

De início, pique o biscoito em pedacinhos e reserve. Cada um deles pode ser partido em quatro. Não triture. 

Com o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, faça um brigadeiro. E que brasileiro não sabe fazer um? É só colocar na panelinha os três ingredientes, mexer bem e levar ao fogo médio, continuando a mexer até ferver e desprender do fundo da panela. Como a palha precisa ficar em ponto de corte, deixe mais dois minutos quando isso acontecer.  Estando pronto, retire do fogo e junte rapidamente os pedaços de biscoito e outros ingredientes pelos quais optar, nunca mais de meia xícara de chá para a receita padrão. Mexa.

Distribua numa forma retangular pequena, tipo 20cm por 15cm, forrada com papel filme. Deixe sobrar pontas, elas servirão para embrulhar a palha. Ao despejar a massa, espalhe com espátula o doce enquanto ainda quente, alisando-o bem. Dobre sobre ele as pontas do papel filme. Você obterá assim um tablete que deve ser levado à geladeira por três horas, no mínimo. Depois deste prazo, desembrulhe sobre uma tábua ou superfície lisa (como a bancada da pia) e corte em quadradinhos. Molhe antes a faca em água fria para facilitar o trabalho. Passe os pedaços um a um pelo açúcar de confeiteiro peneirado. Depois os ofereça aos pequenos de sua família e à sua criança interior.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.