Fluidos, fluxo e exercício


| Tempo de leitura: 3 min

Assim que vocês terminarem de ler este artigo, em uns 3 minutos, seu coração já terá bombeado mais de dez litros de sangue pelo seu corpo. Eu disse apenas sangue. Imagine a circulação de todos os fluidos corporais. Nosso organismo não para. Vida é movimento.

Os fluidos são substâncias que estão permanentemente em nossos corpos, cuja produção não depende de estímulos externos. Faz parte da nossa natureza ter fluidos como o sangue, saliva, lágrima, líquido sinovial (protegendo nossas articulações), assim como o muco que protege nosso sistema respiratório, o suco gástrico no estômago, o suco pancreático, a bílis no fígado, dentre outras inúmeras secreções, como o suor.

A água é o componente mais abundante do organismo e o componente principal dos fluidos corporais, já que 65% da água corporal está contida dentro de nossas células (fluido intersticial). Ela mantém a constância física e química dos líquidos dentro e fora das nossas células. Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela nos hidrata, carrega nutrientes, oxigênio, sais minerais e expulsa substâncias toxicas.

O papel chave dos fluidos está na estrutura e função do sistema circulatório, que age como meio de transporte para nutrientes e outras substâncias corporais. Este sistema mantém a conservação da homeostase, ou seja, do nosso equilíbrio interno, da regulação da temperatura e do sistema imunológico.

Um adulto tem cerca de cinco litros de sangue no corpo. Precisamos de sangue em nosso rio da vida, o oxigênio, nutrientes, dentre outros materiais vitais que salvam a vida das nossas células. O sistema de vasos sanguíneos no corpo humano mede cerca de 96.560 quilômetros. O fluxo sanguíneo garante sangue oxigenado e retira o sangue rico em dióxido de carbono e outros resíduos metabólicos de nossos órgãos e tecidos.

O líquido sinovial é o nosso lubrificante natural em nossas articulações. Produzidos por células das cartilagens, que são estimuladas pelo movimento.

O líquido cefalorraquidiano é o fluido que banha as estruturas do sistema nervoso central e medula espinhal, protegendo esses tecidos de variações do sangue. Este fluido garante a saúde de nosso sistema nervoso. O plexo coroide, no cérebro, produz cerca de 500ml diariamente, protegendo e transportando nutrientes ao cérebro. A atividade física movimenta isso tudo.

A linfa é um fluido semelhante ao plasma, cujas células são glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem hemácias. Sem o fluxo linfático, uma pessoa morreria em 24 horas. A linfa carrega linfócitos que lutam contra as bactérias, defendendo nosso organismo. Uma pessoa tem um fluxo linfático de 4 a 5 litros por dia, em repouso. Este volume aumenta drasticamente durante o exercício, já que as contrações musculares vão bombeando a linfa pelo corpo. Para pensar: será que o movimento faz parte do sistema imunológico? Uma brincadeira, mas é por isso que a atividade física estimula o aumento da imunidade.

A atividade física estimula a circulação de todos estes fluidos corporais. Apesar de pensarmos apenas na circulação sanguínea, já que o papel das artérias é absoluto, além dela, há outros fluidos além do sangue, cuja circulação é estimulada pelo movimento, como citados acima. O exercício é o grande aliado à circulação, já que grandes troncos venosos estão localizados junto a grupamentos musculares, promovendo o movimento, a vida. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é pós-graduada em Treinamento Desportivo (Unicamp), Exercícios Corretivos (Academia Nacional de Medicina Esportiva dos USA), CHEK Practitioner2, HolisticLifestyle Coach2, CHEK Institute/USA, L.P.F. Specialist e graduanda SomaTraining/ELDOA-USA.

Comentários

Comentários