BASTIDORES

Republicanos apoiará candidaturas regionais para deputado

Por Felipe Torezim |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Fernando de Souza tomará posse da presidência do Republicanos nesta sexta-feira (5)
Fernando de Souza tomará posse da presidência do Republicanos nesta sexta-feira (5)

O Republicanos de Jundiaí inicia uma nova fase sob o comando de Fernando de Souza, que toma posse na sexta-feira (5), após se desfiliar do PSDB. Em seus primeiros atos à frente da sigla, o dirigente disse que está reorganizando a estrutura partidária, reunindo filiados e ex-candidatos e formando os secretariados temáticos, como das mulheres e da juventude, para entrar em 2026 com um plano de metas definido. O foco central da sigla para as eleições do próximo ano será fortalecer candidaturas regionais, e não locais, para as eleições de deputado estadual e federal.

A estratégia, segundo Fernando, busca dar representatividade à região em Brasília e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) após duas eleições consecutivas sem eleitos locais. O Republicanos deve apoiar Danilo Joan (PSD), ex-prefeito de Cajamar, como pré-candidato a deputado estadual, e o já deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos), como candidato a federal pela região.

Fernando afirma que nomes com atuação regional ampliam as chances de vitória e respondem melhor às demandas reais da população. “Temas como mobilidade, saúde, segurança e meio ambiente não são restritos a um município. A Serra do Japi, por exemplo, precisa ser tratada regionalmente. A mobilidade, não adianta resolver em Jundiaí e não ter melhorias nas cidades do entorno. Esse olhar conjunto aumenta a competitividade eleitoral e fortalece a representatividade”, explica. Ele destaca o perfil técnico e articulado de Danilo Joan, que já desenvolveu políticas eficazes por Cajamar, e o trabalho consistente de Marcos Pereira, que é de Vinhedo, e já destinou emendas a cidades como Jundiaí e Várzea Paulista.

Política local

Na política local, o novo presidente diz que o partido tem planos para 2028 e que deseja contribuir com o desenvolvimento da cidade, mas tudo passa por um bom resultado conquistado em 2026.

A legenda conta hoje com Zé Dias e Dr. Kachan Jr. na Câmara. Fernando elogia o trabalho de ambos e afirma que pretende construir com eles um grupo sólido tanto para 2026 quanto para 2028. “O Zé Dias é uma liderança consolidada e com uma base forte no reduto onde mora. É uma figura conhecida na região e faz um trabalho social muito eficiente. O Kachan se destaca, principalmente, pelo trabalho segmentado na saúde, também com muita eficiência. É um vereador que temos grande apreço”, afirma.

Presidente e Governador

Sobre o cenário estadual e nacional, Fernando reafirma apoio ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Ele vem fazendo um excelente trabalho, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. Ele terá o nosso apoio para reeleição no Estado ou para uma eventual candidatura à presidência”, afirma. Na esfera federal, Fernando reprova a atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, assim como também não aprovou a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro à frente do país. “Defendo um novo caminho político”, diz. “Queremos contribuir com debates que tragam segurança jurídica e crescimento econômico. Estamos de portas abertas para quem quiser discutir política regional com seriedade”, conclui.

Comentários

Comentários