A Prefeitura de Jundiaí promoveu uma dança das cadeiras entre os secretários municipais. Segundo informações publicadas na Imprensa Oficial desta quinta-feira (28), quatro secretários deixaram os seus cargos. Os substitutos já foram anunciados na mesma edição. A medida passa a valer a partir de 1º de setembro.
Edney Benedito Sampaio Duarte Jr. (Gestor da Unidade de Negócios Jurídicos e Cidadania), André Ferrazzo (Gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente) e Ricardo Benassi (Gestor da Unidade de Governo e Finanças) tiveram as saídas confirmadas. Vale ressaltar que Benassi, por ter cargo eletivo, segue as suas atividades como vice-prefeito. Figura ativa no desenvolvimento do orçamento da cidade, o gestor adjunto de Finanças, José Roberto Rizzotti, também deixou o cargo.
Lucas Marques Lusvarghi foi realocado de Gestor da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas para Secretário Municipal de Finanças. A Secretaria Municipal de Governo passa a ter Abner Henrique Ferreira de Andrade como titular da pasta. Os outros nomeados são: Gleison Lopes Aredes (Secretário Municipal de Justiça e Cidadania), Luiz Henrique Toresin (Secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas) e Marco Antônio Bedin (Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente).
A mudança de secretários era algo esperado. Nas últimas semanas, André Ferrazzo, por exemplo, foi publicamente criticado pelo vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Juninho Adilson (União). O parlamentar chegou a pedir a exoneração do secretário em sua fala na tribuna livre. Nesta semana, nos bastidores da Câmara, os boatos afirmavam que mudanças no secretariado da Prefeitura de Jundiaí começariam nesta semana.
Essa não é a primeira vez que há troca no comando das pastas neste ano. Em janeiro, o secretário de Saúde, Adolfo Martin, pediu exoneração após problemas repentinos de saúde, incluindo uma crise grave de arritmia e hipertensão, o que resultou em uma internação. Márcia Facci, à época gestora-adjunta, assumiu a titularidade da secretaria.
O que dizem
Em nota, a Prefeitura disse que “as mudanças fazem parte do compromisso da atual administração em atender de forma cada vez mais eficiente as necessidades da população. Desde o início, o prefeito Gustavo Martinelli tem reafirmado que seu compromisso é conduzir um governo que olhe e cuide das pessoas. Os novos nomes foram escolhidos com o propósito de fortalecer a equipe e garantir que Jundiaí siga avançando com planejamento e responsabilidade. Essas alterações não significam apenas mudanças administrativas, mas sim a construção de um time ainda mais preparado para ouvir as demandas da cidade e transformá-las em ações efetivas.”
Nas redes sociais, o prefeito Gustavo Martinelli afirmou que: “Para continuar avançando, estamos fortalecendo nosso quadro administrativo, formando um time ainda mais preparado para fazer sempre o melhor pelas famílias jundiaienses.”
O vice-prefeito Ricardo Benassi também se manifestou pelas redes sociais. Ele agradeceu aos secretários com os quais conviveu e disse que continua como vice-prefeito e segue à disposição do chefe do Executivo. “Nesses oito meses, me dediquei ao máximo para a administração de nossa cidade e continuarei com este mesmo objetivo: o de contribuir para o bem-estar da nossa população, mas de outra maneira.”