A programação do 9º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) desta semana começou já na manhã desta segunda-feira (04), com a oficina gratuita “O Jogo” com a Companhia de Teatro de Jundiaí, um dos corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura. Com a participação de todo o elenco, a mediação da oficina ficou por conta da diretora artística, Carla Candiotto, e foi realizada na Sala São Paulo Railway do Espaço Expressa.
A programação do festival segue até o dia 17 de agosto, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro). Todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um bate papo mediado.
Pela Cena Amadora, na Sala Glória Rocha, a programação vai até o sábado (09), com a noite de Premiação, às 19h30. Os espetáculos da semana serão todos apresentados às 20h: nesta segunda (04), o Grupo Variedades do Córrego da Laranja Azeda apresenta “Miquelina: o Brilho Decadente de uma Estrela”; na terça (05), o grupo jundiaiense Núcleo Atuará traz “O Amor na prática é sempre ao contrário”; na quarta (06), será a vez de “Savana Glacial”, com o Grupo Apto 01; na quinta (07), a Zéfiros Cia. de Teatro apresenta “A Cantora Careca”; e na sexta-feira (08), a Cia. Anomalias Teatrais irá apresentar o “Cordel do Amor sem Fim”.
Já pela Cena Profissional, a programação vai de 10 e 17 de agosto, também no Centro das Artes. No saguão, o Grupo Carroça Teatral apresenta, no domingo (10), às 15h, a peça “A Rua, a Lama e a Santa”. Já na Sala Josette Feres, tem apresentação na quarta (13), às 20h, com “100 Política Futebol Clube”, do grupo jundiaiense Cia. Copo de Teatro.
E na Sala Glória Rocha, a programação traz: no domingo (10), às 19h, “Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes”, com a Trupe Tópatu; na terça (12), às 20h, “Terra de Oz – O Cordel Ambiental”, com o grupo Careta; já na quinta (14), às 20h, o Núcleo Preto de Artes Afrodiaspóricas, de Jundiaí, apresenta “Bitita – A Carolina que não te contam”; na sexta (15), às 20h, o Grupo Nômade apresenta “Joana das Mulheres que Habitam em Mim”; no sábado (16), às 19h, “Vira Lata”, com o Grupo carioca Ítalo Banda; e no domingo (17), fechando a programação a Cena Profissional, o Grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies apresenta, às 19h30, “Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?”.
Os detalhes da programação gratuita podem ser conferidos no site do festival, onde os interessados também poderão consultar a classificação etária e retirar os ingressos gratuitos.