IMUNIZAÇÃO

Sábado da Prevenção terá 13 unidades de Saúde abertas em Itatiba

Por Redação | Prefeitura de Itatiba
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Prefeitura de Itatiba
O CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento está promovendo o Julho Amarelo e também estará no Sábado da Prevenção deste mês
O CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento está promovendo o Julho Amarelo e também estará no Sábado da Prevenção deste mês

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba faz neste sábado (19) a nova edição do Sábado da Prevenção. Ao todo, 13 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h, possibilitando o acesso aos serviços, principalmente às pessoas que têm dificuldade de comparecer durante a semana.

As participantes desta edição são as unidades: Ipê, Abramo (Nosso Teto), Zuppardo, Santa Cruz, Cruzeiro, Nações 1 e 2, Colina 2, Porto Seguro, Unidade Avançada do Cecap, Centenário e San Francisco 1 e 2. Nesta edição, o foco será a vacina contra a gripe e o HPV e contra as hepatites virais, como prega a campanha de conscientização Julho Amarelo. Leia mais abaixo.

Julho Amarelo

Para a campanha do mês para conscientização das hepatites virais, com apoio do Rotary Club de Itatiba, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testes rápidos, tanto durante a semana em todas as unidades de saúde quanto no Sábado da Prevenção.

“Os testes são simples e o resultado sai em cerca de 30 minutos. As hepatites virais são doenças silenciosas mas que causam danos ao fígado, podendo levar a sérias complicações se não diagnosticado e tratado”, alerta o enfermeiro Thiago Guidi, coordenador da Atenção Especializada de Itatiba.

HPV dos 9 aos 19 anos

A Central de Imunização segue com a vacinação contra a gripe, para todas as pessoas acima dos seis meses de vida, e está empenhada em aumentar também a proteção de crianças e jovens contra o HPV. A vacinação de rotina é para o público de 9 a 14 anos, protegendo contra infecções, alguns tipos de câncer e verrugas genitais causadas por este vírus.

No entanto, no momento, também está em ação o chamado “resgate dos não vacinados”, que são aqueles com idade entre 15 e 19 anos que ainda não estão imunes a esta doença.

“O Ministério da Saúde ampliou a idade limite temporariamente para que todos os jovens tenham acesso ao benefício da prevenção”, ressalta a enfermeira Cláudia Santos Silva, da Central de Imunização municipal.

Além do Sábado da Prevenção, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, basta apresentar documento e a caderneta de vacinação.

Cobertura vacinal da gripe

Uma das doenças mais comuns nesta época mais fria do ano, a gripe pode ser prevenida com vacina. Neste ano, Itatiba já aplicou 32.918 doses de vacina contra gripe segundo a Central de Imunização da Secretaria da Saúde de Itatiba.

Entre o público prioritário – estimado em aproximadamente 30,3 mil pessoas em Itatiba - foram aplicadas pouco mais de 15 mil doses, o que corresponde a quase 51% de cobertura vacinal.

Entre os mais numerosos grupos prioritários, são cerca de 11,2 mil idosos vacinados (pouco mais de 52% da cobertura) num universo aproximado de 21,5 mil pessoas com 60 anos ou mais. Entre as crianças, são pouco mais de 3,3 mil vacinadas (dentre quase 8 mil possíveis) o que equivale a aproximadamente 42% de cobertura.

Na Festa de São Pedro

Vai ter vacinação na festa também. Outra oportunidade de aproveitar os serviços da Saúde será dada aos visitantes da 27ª Festa de São Pedro, a ser realizada pela Prefeitura de Itatiba no Parque Luís Latorre neste fim de semana. Os serviços da Saúde serão exclusivamente no sábado e no domingo, dias 19 e 20.

A vacinação – tanto contra a gripe quanto contra HPV – será das 10h às 15h, basta apresentar documento e a caderneta de vacinação. E das 15h às 20h, o CTA realizará testes rápidos contra hepatites virais. Saiba mais sobre o evento municipal aqui: itatiba.sp.gov.br/festadesaopedro.

Comentários

Comentários