A Prefeitura de Itupeva realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 8h, a 16ª Conferência Municipal de Saúde. Aquelas pessoas que não puderem acompanhar o evento de forma presencial, terão à disposição uma transmissão ao vivo pela plataforma YouTube.
A Conferência tem como tema central: “Desafios para a ampliação e modernização do acesso à Saúde no Município de Itupeva”. O evento será no Cine Teatro Aluízio Rebello de Araújo, localizado na Avenida Emílio Chechinato, 706, no Parque da Cidade.
O evento tem como principal objetivo avaliar a Política Municipal de Saúde, analisando as prioridades locais, as ações desenvolvidas e as recomendações técnicas da pasta. A partir dessa análise, serão construídas diretrizes e propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026-2029.
Além do tema central, a conferência será dividida em quatro eixos temáticos que nortearão os debates:
- Eixo I “Aprimoramento da Atenção Primária à Saúde para a Atenção Integral e Humanizada”;
- Eixo II “Cuidado integral e os desafios para a o acesso a Atenção Especializada e Hospitalar”.
- Eixo III “Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica como ferramenta para o aprimoramento da gestão e da política púbica de saúde no âmbito municipal”.
- Eixo IV “Modernização da Gestão do SUS: Eficiência e Inovação no Sistema de Saúde e Valorização do Trabalhador”
A programação contará com palestras, discussões em grupos de trabalho e plenárias, proporcionando um espaço democrático de construção coletiva entre gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A inscrição para participação na conferência é aberta à população, que pode se cadastrar como delegado, participante ou convidado, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura. Todos os cidadãos, representantes de entidades, instituições e movimentos sociais podem participar, propondo melhorias e apontando desafios.
A comissão organizadora é composta por representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Itupeva e do Conselho Municipal de Saúde, sendo presidida pela secretária de Saúde, Catarina Hass Lopes Di Giovanni, e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mafalda Maria Miras Pires Campos Ramos.
Durante o evento, os delegados eleitos terão direito a voz e voto nas discussões e decisões que nortearão as políticas públicas de saúde do município. As propostas serão construídas a partir das contribuições da população via formulários eletrônicos e físicos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, além das discussões realizadas no dia da Conferência.